Ações de Outubro Rosa são uma oportunidade de a empresa cuidar daquilo que mais importa: os colaboradores! Veja algumas dicas de ações que você pode organizar.
Não é uma escolha ignorar as iniciativas de conscientização sobre o câncer de mama neste mês! Isso se deve ao fato de que, de acordo com dados da pesquisa do Global Burden of Disease (IHM/USA), nas últimos quatro décadas, houve um aumento de 40% na incidência dessa doença no Brasil em aproximadamente 30 anos.
O câncer de mama continua sendo a principal causa de mortalidade entre as mulheres em escala global, e somente em 2020 foram registrados 66.280 novos casos no Brasil.
Esses dados são cruciais, pois destacam a importância da disseminação de informações e do estímulo ao autocuidado na saúde das mulheres. O diagnóstico precoce da doença aumenta significativamente as chances de cura.
Pensando nisso, as empresas têm um papel tão importante quanto os setores de saúde nessa luta, pois inserindo o assunto no ambiente de trabalho, onde passam a maior parte do seu tempo, a lembrança da prevenção estará na rotina das pessoas, impactando também mulheres do convívio dos colaboradores.
Além de contribuir para a conscientização global, esse movimento organizacional desempenha um papel fundamental na promoção da saúde, no bem-estar e na qualidade de vida de suas colaboradoras.
Pequenos gestos fazem uma grande diferença no Outubro Rosa
Para reforçar as funcionárias da importância do cuidado com a saúde, atividades simples já fazem a diferença. Aqui vão algumas sugestões para que sua empresa entre no clima:
Dia Rosa no Trabalho: Estabelecer um dia específico em que todos os colaboradores venham trabalhar com alguma peça de roupa ou acessório rosa. Essa ação visual destaca a importância da campanha.
Laço Rosa: Distribuir laços rosas para serem usados pelos colaboradores durante o mês de outubro. Essa representação simbólica reforça o apoio à causa.
Decoração no Ambiente de Trabalho: Decorar a empresa com elementos rosa, como balões, cartazes na recepção, murais e laços nos monitores. Distribuir flyers com informações sobre sintomas e como realizar o autoexame também é uma maneira eficaz de conscientização.
Kits Home Office: Para empresas que operam em regime de home office, enviar kits aos colaboradores contendo itens como máscaras rosa, materiais informativos, botons personalizados, balões, adesivos, camisetas e outros brindes relacionados à campanha.
Trazendo o assunto mais para perto no Outubro Rosa
A realização de eventos internos é uma estratégia eficaz para promover campanhas ou ações entre os colaboradores, uma vez que interrompe a rotina de trabalho, motiva os funcionários e direciona a atenção do dia para o que ocorre durante o evento.
Você pode:
Convidar um palestrante para refletir, falar sobre o assunto, ensinando e explicando sobre os sintomas e o autoexame. Essa ação pode ser realizada também através de um café online.
Outra opção de evento, é realizar uma tarde de relaxamento, com músicas e massagistas, por exemplo. O estresse é um problema comum na atualidade e segundo especialistas pode agravar problemas por baixar a imunidade.
Convoque todos os colaboradores da empresa para realizarem uma corrida. No dia, todos podem usar roupas rosas e podem finalizar a corrida em um espaço para a descontração e para trocar ideias sobre o tema.
Divulgue nas telas, histórias inspiradoras de mulheres que venceram o câncer de mama e promova a compreensão de que a prevenção é a melhor opção e que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Para divulgar, utilize as redes internas e externas da empresa. Se for necessário faça isso de forma física com cartões e cartazes ou de forma virtual usando aplicativos de mensagens ou e-mail. Faça a voz daqueles que passaram pelo câncer alcançar ainda mais pessoas! Ouvir esses relatos pode mostrar às funcionárias sobre a importância das consultas e exames frequentes.
É viável também estender convites aos familiares para participarem dos eventos relacionados ao Outubro Rosa na empresa, ampliando o alcance das ações e fomentando uma discussão mais ampla sobre o tema, aumentando assim a conscientização. Além de fortalecer a conexão entre os funcionários e suas famílias com a empresa, essa abordagem multiplica os esforços na sensibilização para a causa do câncer de mama.
Também é possível tocar o coração durante o Outubro Rosa
Uma maneira ainda mais impactante e gratificante de ressaltar a relevância da campanha é por meio de iniciativas sociais, incentivando a doação para organizações que se dedicam a apoiar essa causa.
Algumas são muito simples e fáceis de colocar em prática. Por isso, incentive:
Campanhas de arrecadação de fundos: Promova atividades como corridas, caminhadas, pedaladas ou eventos de caridade para arrecadar fundos para organizações que apoiam pacientes com câncer de mama.
Doação de cabelo. Promover a doação de cabelo pode envolver convidar as profissionais que possuem cabelos longos e desejam contribuir com a fabricação de perucas. Organizar um evento especial na empresa, com a participação de cabeleireiros, para realizar essa ação em conjunto, irá cultivar um sentimento coletivo de realização.
Distribuição de material informativo: Disponibilize panfletos, cartazes e brochuras em locais estratégicos, como clínicas, farmácias e centros comunitários, com informações sobre a importância da detecção precoce e prevenção do câncer de mama.
Parcerias com lojas locais: Trabalhe com lojas de varejo locais para criar promoções especiais de Outubro Rosa, onde uma porcentagem das vendas de produtos selecionados seja doada para organizações de combate ao câncer de mama.
Arrecadação de dinheiro para doações ou compra de lenços para doar à alguma instituição: Relacione ONGs associadas por região com o objetivo em comum de contribuir para redução a incidência por câncer de mama.
Marcar esse compromisso na agenda do Outubro Rosa faz a diferença
Apesar de a campanha ocorrer apenas durante o mês de outubro, o indicado para a prevenção é que o autoexame seja realizado todos os meses, preferencialmente no mesmo dia. Por isso, esta campanha tem o objetivo de unir as mulheres pela prevenção e juntas apoiarem umas às outras.
Por isso, é importante entender que o autoexame é um compromisso que deve estar na agenda de todas as mulheres. Dessa forma, incentive a criação de um compromisso na agenda utilizada pela colaboradora que se repita todos os meses no mesmo dia. Dessa forma, a empresa também pode se organizar para promover informações sobre a importância desse gesto e como realizá-lo de forma correta.
Outra ideia é o incentivo às consultas. A empresa pode liberar as colaboradoras que desejarem realizar as consultas de check-up ginecológico para realizarem os exames adequados na prevenção contra o Câncer de Mama.
Se viável, a empresa pode explorar parcerias com consultórios médicos para encaminhar colaboradores interessados a realizarem exames, seja de maneira gratuita ou com descontos. Essa iniciativa se torna mais eficaz se a empresa já oferecer um plano de saúde aos seus funcionários.
Abra espaço no Outubro Rosa para perguntas e dúvidas
Muitas mulheres experimentam constrangimento ou hesitação ao abordar o tópico do câncer de mama, frequentemente devido a tabus e estigmas sociais associados ao assunto.
A sua instituição pode criar uma caixinha de dúvidas para que todos os funcionários realizem perguntas de forma anônima. Por isso, é importante criar um local acessível, mas seguro, onde as pessoas possam escrever. Outro ponto importante é criar um local visível e estratégico para que todos possam visualizar as informações, porém mantendo o sigilo de quem perguntou. Afinal, a dúvida pode ser de poucos, mas a resposta pode interessar a muitos.
Nesse sentido, outra ideia é fazer uma pesquisa anônima com as colaboradoras sobre quantas fizeram seus exames preventivos esse ano. Compartilhe os dados para conscientizá-las, principalmente se os números forem baixos. Caso seu time esteja presencialmente, um mural digital é uma forma muito eficiente de apresentar essas informações e se estiverem 100% ou parcialmente à distância, é super válido um APP.
Gostou?
Seguindo essas orientações, não apenas sensibilizará toda a equipe sobre a relevância de discutir o tema, mas também infundirá uma maior dose de humanização nas estratégias de comunicação interna e endomarketing.
E não se restrinja apenas ao âmbito interno! É fundamental demonstrar aos clientes, fornecedores e possíveis parceiros que sua marca está engajada na campanha. Explore a criação de assinaturas de e-mail personalizadas e compartilhe em suas redes sociais as ações realizadas para sensibilizar os colaboradores ao longo do mês.
Comments