top of page
  • psicologacamilanog

6 Dicas simples para ser uma empresa sustentável

Veja como adotar medidas sustentáveis no dia a dia da empresa com impacto direto no meio ambiente

homem empreendedor segurando uma lanterna com folha simbolizando a sustentabilidade

A sustentabilidade de uma empresa não está atrelada ao nível de dificuldade nas ações do dia a dia. Ao contrário, ações simples incorporadas ao cotidiano dos colaboradores, seja de organização ou até mesmo de decoração do espaço, podem ser suficientes para colaborar com o meio ambiente.


Para esclarecer melhor o assunto, trouxemos algumas dicas que podem ajudar todos os tipos de empresas a colocarem em prática hábitos que favorecem a reciclagem, compra de insumos e redução do uso de energia elétrica.


Dessa forma, não é só o meio ambiente fica feliz, já que um ambiente mais sustentável e acolhedor economiza recursos com excelentes ganhos em produtividade e bem-estar, ajudando, também a empresa.


#Dica 1 – Use iluminação natural


escritório com iluminação natural

Ambientes corporativos costumam ser mais escuros e fechados. Isso normalmente exige um maior consumo de energia vinculados a iluminação, circulação de ar e refrigeração. O uso da iluminação e ventilação natural disponível na infraestrutura da empresa favorece a redução dos custos com iluminação e proporciona um ambiente mais agradável e produtivo.


Outro recurso para aproveitar a luminosidade já existente é favorecer a claridade do ambiente com a pintura e mobiliário disponível. Arquitetos e designers de interiores indicam que espaços organizacionais mais claros melhoram a concentração, motivação e produtividade.


#Dica 2 – Coleta Seletiva


latas para coleta seletiva

Essa é a dica campeã de execuções. Sempre que se imagina uma empresa sustentável, logo as lixeiras coloridas de lixo reciclável vêm à mente. Essa ação vai muito além de instalar as lixeiras. Para uma ação eficiente com o meio ambiente, a empresa precisa também se certificar de que o lixo reciclável tem destino correto.


Uma boa maneira de fazer isso, é encontrar parceiros na comunidade que façam o recolhimento e destinação correta do lixo como por exemplo cooperativas de material reciclável. Dessa forma, além de cooperar com o meio ambiente, a empresa coopera com o fortalecimento da comunidade ao entorno e com práticas sustentáveis na localidade onde está instalada.


#Dica 3 – Economia de Papel


pessoa jogando papel amassado no lixo

Pode parecer simples, mas esse recurso também precisa de várias ações que levem até a economia de papel. A primeira dica é incorporar uma comunicação interna que dependa cada vez menos de papel. E-mail, mural digital de recados, workplaces virtuais, redes sociais coorporativas são ferramentas muito bem-vindas nesse cenário.


Outra dica é substituir o papel branco por papel reciclado. Dessa forma a empresa favorece as empresas de reuso de papel e melhora a decomposição do papel descartado pela empresa no meio ambiente.


#Dica 4 – Extinção dos copos descartáveis


copos descartáveis espalhados em um fundo azul

Incentive o uso de copos individuais pelos colaboradores. Deixe os copos descartáveis apenas para visitantes. Segundo uma pesquisa da Green Cups, em média, um trabalhador utiliza até cinco copos de plástico por dia, o que representa 1.440 copos por ano. Além de reduzir os custos com a compra de copos, a empresa ainda diminui e muito o volume de lixo produzido.

#Dica 5 – Seja um ponto de coleta de materiais de difícil descarte


duas pilhas no meio da grama

Baterias e pilhas estão entre os itens com maior dificuldade de descarte. Recorrentemente, as pessoas comuns têm dificuldade em encontrar pontos de recolhimento sustentável desses itens.


Se a sua empresa quer gerar proximidade com a comunidade essa é uma boa opção para permitir que pessoas entrem e deixem esses itens para descarte. Para isso, também é importante firmar parcerias com empresas responsáveis pelo recolhimento e descarte correto desses materiais que são altamente tóxicos para o meio ambiente.


#Dica 6 – Tenha parcerias verdes para tornar a empresa sustentável


homem tocando em um carrinho que simbolize a compra a consciente e sustentavel

Além das próprias ações da empresa, é importante que as parcerias também falem a mesma língua da organização. Dê prioridade para empresas que tenham os mesmos compromissos com o meio ambiente que a sua empresa.


Além disso, é possível incorporar parcerias com empresas que incluam bons hábitos no dia a dia dos colaboradores, como bicicletas de aluguel para ir até o trabalho ou para voltar para casa.



Ações voltadas para as causas sustentáveis já são via de regra. Se a sua empresa ainda não iniciou as pequenas ações, é hora de começar. Comece com um bom planejamento elaborando estratégias e medidas que deverão ser avaliados de acordo com os critérios financeiros, ambientais e sociais.


Agir de forma sustentável também pode significar muitos benefícios para a empresa, já que estas práticas diminuem o consumo de energia e melhoram a imagem da empresa no mercado.

bottom of page