top of page
  • psicologacamilanog

Agenda 2030: conheça o planejamento para a próxima década!

A Agenda 2030 propõe objetivos e metas mundiais o crescimento sustentável na década seguinte. Por isso, fique por dentro dos seus compromissos com o mundo nos próximos anos.

ods, agenda 2030, esg, voluntariado, voluntariado corporativo, voluntariado empresarial, projetos sociais

Na vida pessoal, costumamos nos organizar para conquistar os nossos objetivos. Globalmente, foi necessário repensar algumas práticas para que pudéssemos ter um planeta habitável em 2030. Pensando não somente nos impactos a curto prazo, mas também na próxima geração e como continuar fomentando iniciativas que propiciem vitalidade ao nosso planeta.

É desse desejo que nasce a Agenda 2030!

Vem conhecer mais!

Quando surgiu?


Nos anos 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) organizou, juntamente com os Estados-Membros, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (2000-2015). Esses objetivos foram o primeiro acordo internacional voltado para atingir problemas globais como a pobreza extrema e acesso a educação.

Ainda sem alcançar todas as metas integralmente, mas visualizando avanços com essa resolução, em setembro de 2015, na sede da ONU, líderes mundiais e representantes da sociedade civil reuniram-se para organizar um novo planejamento com objetivos e metas específicos para o desenvolvimento sustentável até 2030.

O que é a Agenda 2030?

A Agenda 2030 é composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que, por sua vez, são divididos em 169 metas que devem ser cumpridas até 2030 com o objetivo de estimular uma boa qualidade de vida a todos, levando em consideração a preservação do meio ambiente e cuidado com as gerações futuras.

Os objetivos e metas conversam entre si e comportam os três lados do desenvolvimento sustentável: social, ambiental e econômica. Portanto, o governo, a sociedade civil, setor privado e cada cidadão deve fazer a sua parte. Por isso, essa agenda se tornou a principal referência na formulação e implementação de políticas públicas para governos em todo o mundo.

Conheça os objetivos:


ods, onu, esg, agenda 2030

Como posso participar?

Seja individualmente em ações pontuais ou, coletivamente, todos são responsáveis pelo cumprimento das metas da Agenda 2030.

Nesse sentido, cada indivíduo deve reavaliar seus comportamentos e as possíveis consequências que eles provocam no meio ambiente e buscar seus interesses de modo que não haja grandes agressões ao planeta.

Assim, além de ações pontuais, a população também deve participar de debates e da criação de leis públicas que facilitem a sustentabilidade da sua comunidade e/ou municípios.

Por isso, você é parte fundamental para que na Agenda 2030. Se tiver um negócio, ele também pode fazer parte. Para saber mais, clique aqui.

Fique por dentro de todos esses compromissos e coloque-os na agenda para não esquecer.

bottom of page