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Foto do escritorMatheus Rabelo

O que é a Agenda ESG e qual a importância para as empresas

A Agenda ESG é o conjunto de ações de sustentabilidade, social e governança em uma empresa, proporcionando uma gestão mais eficaz e vantagem competitiva. 


uma mão colocando blocos que representam a sustentabilidade e toda a agenda ESG

A Agenda ESG se popularizou pelo mundo nos últimos anos, especialmente no mercado comercial. Porém, o ESG existe desde 2004 quando o Banco Mundial, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e 9 instituições financeiras que compunham o Who Cares Wins (Ganha quem se importa), publicaram um documento pioneiro sobre a temática. 


O material surgiu devido à provocação que Kofi Annan, secretário-geral da ONU na época, fez a 50 donos de instituições financeiras sobre como implementar a Agenda ESG no mercado financeiro.  


Desde então, a discussão tomou força por causa da urgência de implementação do ESG nas organizações, o que levou o mercado a conhecer e aplicar cada vez mais a agenda. 

Com isso, a Agenda ESG estabelece um conjunto de ações que guiam as empresas na adaptação das práticas responsivas na rotina.  


No decorrer do artigo, você entenderá o que é a Agenda ESG, qual a importância, os benefícios e como aplicá-la. 

 

O que é Agenda ESG? 

 

A Agenda ESG é a união das ações do ESG para tornar as empresas mais sustentáveis. Ela representa o compromisso que as organizações aceitaram em colocar em prática na vivência empresarial. 


Para isso, é necessário analisar todas as pontas da empresa a fim de entender os desafios a serem superados por meio da agenda. É importante lembrar que monitorar a implementação é a solução ideal para manter a continuidade da Agenda ESG nas organizações. 


 

O que é ESG? 

 

Environmental, Social e Governance compõem o ESG. Em bom português, podemos traduzir como Ambiente, Social e Governança ou, simplesmente, ASG. 


A sigla incentiva empresas a darem valor às questões ambientais, sociais e de governança junto à busca pelo desenvolvimento econômico. Assim, as marcas atuam com responsabilidade e compromisso em todas as pontas de contato, seja com a sociedade, os clientes, fornecedores ou outras pontas de contato. 

 

Environmental ou Ambiente no ESG 

 

A letra “E” em ESG diz respeito às práticas que envolvem o meio ambiente. As ações nesse pilar desejam reduzir o impacto negativo na natureza, avaliando a responsabilidade ambiental das organizações. 


Com isso, algumas ações podem ser desenvolvidas, como: 


  • Redução de emissões de carbono: aqui entra fontes renováveis de energia, redução do uso de combustíveis fósseis e outros. 

  • Gestão de resíduos: nessa parte, temos a reciclagem, desenvolvimento de processos eficientes que reduzam a quantidade de resíduos, assim como o descarte adequado deles. 

  • Preservação da natureza e biodiversidade: a utilização sustentável de recursos naturais, como a água, e reflorestamento de áreas são exemplos dessa categoria. 

  • Produtos sustentáveis: implementar itens sustentáveis na fabricação ou na utilização cotidiana auxilia a evitar a poluição.  

 

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas do negócio. Uma marca que não trabalha essa vertente seriamente pode ser vista como praticante do greenwashing — empresas que dizem que são sustentáveis, mas as atitudes não refletem isso, prejudicando a imagem no mercado. 

 

Social no ESG 

 

O Social do ESG diz respeito às ações voltadas para as pessoas que compõem as pontas de contato da marca. Clientes, fornecedores e, principalmente, os colaboradores fazem parte da letra.  


Os negócios que aplicam o “S” podem desenvolver: 


  • Diversidade e inclusão: treinamentos sobre diversidade e políticas internas que incentivem a contratação de grupos sub-representados são formas de aplicar o social do ESG. 

  • Condições de trabalhos justas: salários competitivos e trabalhos seguros entram nessa categoria, por exemplo. 

  • Desenvolvimento dos funcionários: aqui, você pode criar programas de treinamentos ou oferecer cursos para que os colaboradores possam ter um crescimento profissional de qualidade. 

  • Relacionamento com clientes e stakeholders: cuidar da parte “externa” também é importante. Por isso, a transparência sobre os processos e garanta a privacidade de dados dos envolvidos são feitos nessa etapa. 


O Social do ESG engloba todo o capital humano da empresa e é essencial que haja o olhar analítico sobre a relação da marca com todos os pontos de comunicação que a engloba. 

 

Governance ou Governança do ESG 

 

A Governança Corporativa do ESG envolve a gestão da empresa e atividades administrativas. A transparência, ética e legalidade das organizações são avaliadas nessa letra, portanto as empresas geralmente adotam as seguintes práticas: 


  • Transparência e divulgação: as informações financeiras e não financeiras são divulgadas de maneira clara, assim como os relatórios de sustentabilidade. 

  • Compliance e regulação:  garantir a conformidade com as leis é essencial na governança. Além disso, ter um programa interno de monitoramento otimiza essa área a fim de evitar riscos. 

  • Responsabilidade Fiscal: a gestão fiscal, relatório tributário e financeiros são feitos eticamente e com clareza. 

 

Como você pode ver, governança está atrelado ao bom gerenciamento administrativo e jurídico das organizações. A prática permite que o mercado se torne mais justo e eficiente, respeitando as leis e divulgando de forma clara os documentos necessários. 

 

Qual a importância da Agenda ESG para as empresas? 

 

Implementar a Agenda ESG traz benefícios internos e externos. Do ponto de vista interno, as empresas alcançam uma gestão mais eficiente e com riscos reduzidos. Dessa maneira, as estratégias da marca são desenvolvidas e comunicadas de maneira mais prática devido ao alinhamento mais estreito entre os colaboradores. 


Já no campo externo, a Agenda ESG posiciona o negócio de maneira mais consistente perante os clientes e os stakeholders. Por causa dela, é possível tornar público o que a organização faz, promovendo mais confiança para vender, fazer acordos comerciais e atrair talentos que queiram fazer parte da organização. Assim, o negócio alcança vantagem competitiva também. 


Mostrar a sustentabilidade do negócio, não apenas ambiental, mas organizacional também, atrai mais investidores e clientes alinhados à ética da empresa. 


E, claro, a Agenda ESG permite cuidarmos do que cuida da gente: o planeta Terra. 

 


Como implementar a Agenda ESG na empresa? 

 

Agora que você entendeu o que é a Agenda ESG, pode estar se perguntando: como fazer na prática? 


O primeiro passo é o diagnóstico. Avalie detalhadamente as pontas de contato da empresa, identifique como é feita a gestão corporativa e registre o que foi encontrado. Envolva os stakeholders e colaboradores para fazer parte também. 


Assim que essa parte estiver finalizada, proponha ideias de ações a serem feitas. Lembre-se de destacar se precisará de recursos, logísticas e pessoas para fazer acontecer. Após essa etapa, estabeleça objetivos e metas a serem alcançadas, elencando os principais KPIs para monitorar e avaliar as ações.  


Depois da implementação, monitore e adapte as estratégias com base nos resultados colhidos. 


 

A Agenda ESG é para todos 

  

Aplicar a Agenda ESG é possível para todos os setores e tamanhos de empresa. O ideal é entender como agir com o que tem no momento e avançar a partir daí. Por exemplo, muitas empresas começam com ações menores, como substituir copos plásticos pelos ecológicos e, com o tempo, vão aplicando outras ações. 


O importante é entender que o ESG veio para ficar, pois ajuda todas as pontas de contato de uma marca.  

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