top of page
  • Equipe de Redação

Como empresas podem ajudar na preservação do meio ambiente

Atualizado: 21 de out. de 2022


como as empresas afetam o meio ambiente, sustentabilidade dentro das empresas, qual o papel das empresas em relação à sustentabilidade.

O documento do Relatório Fronteiras 2022, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), apresentou a identificação de desequilíbrios ambientais que impactam a humanidade e a natureza. Por isso, compreender como as empresas afetam o meio ambiente é essencial para realizar mudanças no cenário.


Principais problemas


Segundo o documento, as mudanças climáticas influenciam diretamente o ciclo da fauna e da flora, como no crescimento e no desenvolvimento. Os incêndios também são resultados das alterações do clima, que geram temperaturas maiores e estações mais secas. Os casos das queimadas nos Estados Unidos, na Austrália e na Grécia são exemplos do acontecimento.


A poluição sonora dos centros urbanos é outro ponto identificado na pesquisa. Ela pode causar doenças cardíacas, diabéticas, auditivas e distúrbios mentais. A poluição causou 12 mil mortes prematuras na União Europeia, destacando-se as vítimas que residiam próximos a estradas, jovens e idosos. Além disso, os animais também podem ser vítimas do problema.


10 ações que o voluntariado empresarial pode fazer



O voluntário empresarial é o ator social e agente da transformação, que realiza serviços não remunerados para a comunidade e para o meio ambiente. Dessa forma, a empresa e o colaborador assumem seus papéis na sustentabilidade. Por acreditar nisso, preparamos uma lista com 10 ações que o seu negócio pode realizar:


1. Revitalização e plantio de mudas:


Incentivar a criação ou aumento de áreas verdes pode ser uma iniciativa especial para os voluntários. Nessa ação, cada um ficará responsável por cuidar de uma planta que precisa de atenção especial e plantar uma nova. A ação promove conscientização sobre a preservação do meio ambiente e deixa a marca do voluntário no mundo!


2. Conscientização da coleta seletiva do lixo:


Toda empresa produz muito lixo. Infelizmente, uma parte dele não recebe o tratamento necessário. Ao colocar recipientes de coleta seletiva na empresa, torna-se possível tratar corretamente cada tipo de resíduos.


3. Reciclagem de material:


A reciclagem permite repensar a forma que usamos diferentes materiais. Se sua empresa não puder reciclar, encontre uma organização que trabalhe com isso e doe!


4. Conscientização sobre poluição sonora:


A poluição sonora também é prejudicial à qualidade de vida dos seres. Por isso, investir em construções que dificultem a circulação do som e valorizar os sons naturais pode ajudar com isso!


5. Conscientização para o consumo consciente.


O consumo excessivo também é agente incentivador do desequilíbrio ambiental, pois quanto mais é consumido, mais é produzido. Na rotina da empresa, é importante reavaliar as necessidades de gastos, como os descartáveis, e refletir sobre o que fazer para que os itens durem mais.


6. Limpeza de ruas, rios e praias:


Sempre tem um lugar precisando de uma ajuda na limpeza. Com essa ação, sua empresa pode prevenir que os lixos alcancem locais inapropriados, como os oceanos e florestas.


7. Semana sem carne:


O consumo de carne está associado a uma grande quantidade de água utilizada. Desde a irrigação do alimento dos animais até no preparo da carne para a venda. Tirar uma semana sem carne, auxilia a diminuir esses impactos.


8. Carona solidária:


Os automóveis são responsáveis pela liberação de gases e resíduos danosos ao meio ambiente, além do consumo de petróleo para produção de combustível. Com a carona solidária, menos carros e motos estarão nas ruas causando esses impactos. Então, sabe aquele colega de trabalho que mora na sua rota até o trabalho? Dê carona e tenha um carro a menos liberando gases!


9. Redução do uso de papel e descartáveis.


Investir em louças laváveis e na automatização dos documentos causa um impacto positivo, pois elimina o uso de papéis e descartáveis. Dessa forma, menos lixo é gerado e menos plásticos vão para o meio ambiente.


10. Doação de materiais que podem ser reutilizados.


Alguns materiais são descartados porque a empresa encontra algo que supre melhor as suas necessidades. Invés de descartar no lixo, seu negócio pode doar para outros que precisam e assim garantir maior longevidade ao produto.


Agenda 2030


Além das ideias acima, você pode realizar ações orientadas pela Agenda 2030! A Agenda é um plano de ação global que possui 17 objetivos e 169 metas que buscam erradicar a pobreza, sanar os problemas ambientais e promover qualidade de vida a todos.


Reprodução: Nações Unidas Brasil

Os benefícios do voluntariado vão além do que se pensa


O voluntário impacta diferentes realidades, transformando pessoas e cenários. E assim, acontece também com o próprio agente transformador. É notável a sensação de felicidade e sentimento de pertencimento ao ajudar o próximo. Com isso, é possível dizer que ser voluntário é ter mais qualidade de vida.


A economia local também recebe os benefícios do voluntariado, pois permite que o poder de compra aumente e, dessa forma, a comercialização também. Além disso, é possível trabalhar diretamente com a população local, como as crianças, e educá-la sobre o meio ambiente. Dessa forma, o impacto pode ser a longo prazo e se perpetuar cada vez mais.


Então, vamos cuidar do nosso planeta?



bottom of page