As ações sociais ajudam não apenas os beneficiados, mas também a própria empresa e os funcionários.

Segundo o censo 2021 realizado pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), cerca de 90% das empresas entrevistadas destinam recursos financeiros anuais para as ações sociais. O número expressa o destaque que o setor adquiriu nos últimos anos.
Outro dado importante presente na pesquisa é o crescimento da quantidade de empresas com programas de voluntariado estruturados: em 2018, 87,5% das empresas possuíam um setor organizado de voluntariado corporativo; em 2020, o número chegou a 100%, dos entrevistados.
O voluntariado empresarial cresce a cada dia, pois as empresas perceberam que, além de ajudar quem precisa, ela também pode beneficiar-se com as ações.
O que é voluntariado corporativo?
O voluntariado corporativo é quando os colaboradores de uma empresa realizam ações sociais para algum grupo socialmente vulnerável ou alguma causa. Nesse sentido, a empresa pode ou não ter ações sociais de voluntariado organizadas ou não. Pode ser uma iniciativa da empresa envolvendo os colaboradores ou mesmo uma iniciativa dos colaboradores que tem o aval da organização.
O processo contribui para o desenvolvimento, tanto dos colaboradores voluntários quanto da comunidade, pois as ações exigem planejamento, estratégia, mobilização de recursos e pessoas, criação, entre outras habilidades. É um elo entre empresa, colaborador e sociedade.
O que o diferencia do voluntariado tradicional, é a necessidade de o voluntariado empresarial estar diretamente ligado a algum negócio. Além disso, ele pode ser executado de diferentes formas. Veja os modelos diversos de fazer o bem!
Vantagens para os beneficiados e para as marcas
Os benefícios em ter um programa de voluntariado corporativo são inúmeros, pois cada causa impacta de uma forma diferente. Todavia, podemos destacar alguns para quem recebe a ajuda:
Os beneficiados têm a realidade transformada positivamente;
Capacitações em diferentes formas, como profissional e acadêmica;
Maior segurança ao ter itens básicos (alimentação, vestimenta, etc).
Para a empresa, destacamos:
Presença mais forte no mercado;
Percepção de marca mais estruturada;
Retenção de colaboradores devido à identificação com o programa;
Ambiente de trabalho com mais qualidade;
Desenvolvimento de habilidades;
E muito mais!
Pensar em voluntariado corporativo pode ser uma ótima forma de pensar na longevidade do seu negócio também! Cada ação promove algo bom para o mundo e para a sua própria marca.
Dê o start no seu programa de voluntariado empresarial!
Se a sua empresa precisa de um upgrade, o programa de voluntariado é uma ótima alternativa por causa dos benefícios de mão dupla! Fazer o bem é o futuro.
Comentários