top of page
  • Foto do escritorMatheus Rabelo

Entenda de vez o que é voluntariado corporativo

Atualizado: 19 de jan. de 2023

As ações sociais ajudam não apenas os beneficiados, mas também a própria empresa e os funcionários.

voluntariado empresarial, voluntariado corporativo

Segundo o censo 2021 realizado pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), cerca de 90% das empresas entrevistadas destinam recursos financeiros anuais para as ações sociais. O número expressa o destaque que o setor adquiriu nos últimos anos.


Outro dado importante presente na pesquisa é o crescimento da quantidade de empresas com programas de voluntariado estruturados: em 2018, 87,5% das empresas possuíam um setor organizado de voluntariado corporativo; em 2020, o número chegou a 100%, dos entrevistados.


O voluntariado empresarial cresce a cada dia, pois as empresas perceberam que, além de ajudar quem precisa, ela também pode beneficiar-se com as ações.


O que é voluntariado corporativo?


O voluntariado corporativo é quando os colaboradores de uma empresa realizam ações sociais para algum grupo socialmente vulnerável ou alguma causa. Nesse sentido, a empresa pode ou não ter ações sociais de voluntariado organizadas ou não. Pode ser uma iniciativa da empresa envolvendo os colaboradores ou mesmo uma iniciativa dos colaboradores que tem o aval da organização.


O processo contribui para o desenvolvimento, tanto dos colaboradores voluntários quanto da comunidade, pois as ações exigem planejamento, estratégia, mobilização de recursos e pessoas, criação, entre outras habilidades. É um elo entre empresa, colaborador e sociedade.


O que o diferencia do voluntariado tradicional, é a necessidade de o voluntariado empresarial estar diretamente ligado a algum negócio. Além disso, ele pode ser executado de diferentes formas. Veja os modelos diversos de fazer o bem!


Vantagens para os beneficiados e para as marcas


Os benefícios em ter um programa de voluntariado corporativo são inúmeros, pois cada causa impacta de uma forma diferente. Todavia, podemos destacar alguns para quem recebe a ajuda:

  • Os beneficiados têm a realidade transformada positivamente;

  • Capacitações em diferentes formas, como profissional e acadêmica;

  • Maior segurança ao ter itens básicos (alimentação, vestimenta, etc).

Para a empresa, destacamos:

  • Presença mais forte no mercado;

  • Percepção de marca mais estruturada;

  • Retenção de colaboradores devido à identificação com o programa;

  • Ambiente de trabalho com mais qualidade;

  • Desenvolvimento de habilidades;

  • E muito mais!

Pensar em voluntariado corporativo pode ser uma ótima forma de pensar na longevidade do seu negócio também! Cada ação promove algo bom para o mundo e para a sua própria marca.

Dê o start no seu programa de voluntariado empresarial!

Se a sua empresa precisa de um upgrade, o programa de voluntariado é uma ótima alternativa por causa dos benefícios de mão dupla! Fazer o bem é o futuro.

Comments


bottom of page