O ESG se tornou uma das principais pautas no meio do empreendedorismo devido à capacidade de melhorar o mundo, ao mesmo tempo em que beneficia as marcas com longevidade e fomentação da visibilidade.
A sustentabilidade é um dos principais pilares do mundo empresarial. Assuntos como ESG e Agenda 2030 resgatam o meio ambiente em seus discursos como forma de enfatizar o compromisso em tornar o mundo um lugar próspero, habitável e conservado para as próximas gerações.
O ESG é a sigla para Environmental (Meio Ambiente), Social (Social) e Governance (Governança). Os três pilares representam as áreas em que a humanidade, incluindo as empresas também, necessita trabalhar conjuntamente para tornar o mundo um lugar melhor e sustentável para as próximas gerações.
Portanto, o ESG tem importância a sua importância para além da sociedade e da natureza: ela impacta as empresas também. Para compreender melhor as possibilidades do Meio Ambiente em ESG, continue comigo.
O que é o Environmental ou Meio Ambiente em ESG?
O Environmental ou Meio Ambiente em ESG corresponde à dimensão ambiental e responsabilidade corporativa. Nesse caso, compreende todas as ações e processos dentro da organização.
Além disso, o E de ESG trata sobre todo o conjunto que faz parte da esfera ambiental: mudanças climáticas, utilização de recursos naturais, eficiência energética, redução de resíduos, poluição, biodiversidade e outros. Sendo assim, as empresas que almejam praticar a vertente do meio ambiente de ESG buscam sanar ou minimizar os impactos que realizam que causam esses problemas.
Outro fator importante nessa parte é a redução do carbono. O ESG busca incentivar as empresas a realizarem seus processos de formas alternativas para não jogarem gases nocivos na atmosfera. Dessa forma, torna-se um momento de refletir as mudanças necessárias para se reinventar.
Quais as vantagens do Meio Ambiente no ESG?
Quando pensamos em ações que promovam o meio ambiente, é possível identificar vantagens oriundas delas. Podemos acreditar que implementar modelos sustentáveis de negócio será benéfico não apenas para a natureza, mas as empresas também são beneficiadas. Por exemplo:
Maior longevidade no mercado: as ações sustentáveis permitem que as empresas estreitem a relação com o público, promovendo maior longevidade por meio dos "fãs da marca".
Vantagem competitiva: muitos consumidores optam por comprar de um lugar devido aos valores e ética que possuem. Ao implementar a vertente ambiental do ESG nas organizações, as marcas possuem mais um fator de "barganha" na mente do consumidor.
Consumidores se identificam com marcas sustentáveis: a pauta do ESG não acontece apenas no meio econômico, mas na sociedade também. Existem pessoas que prezam por atitudes sustentáveis e, como nem todas as empresas são, esses indíviduos acabam priorizando marcas que possuem responsabilidade social e ambiental.
Redução de gastos: eficiência energética, redução de residuos e outras atividades podem auxiliar na economia financeira das empresas.
Brand fortalecido: o que mantém uma empresa viva é o que os consumidores pensam dela. Dessa forma, ao associar o negócio à sustentabilidade, o poder de marca potencializa o impacto na mente do público.
Como pode ver, atribuir valor sustentável ao negócio beneficia a relação com o público. Além disso, o ambiente de trabalho torna-se um lugar de desenvolvimento também.
Muitos colaboradores se demitem das empresas, pois não se identificam com a marca ou se sentem estagnados onde estão. Porém, ações para o meio ambiente atribuem características à essência da marca e, dessa forma, a humaniza. Logo, a tendência de reter bons funcionários aumenta, uma vez que o negócio oferece algo a mais para eles se conectarem.
Também, é possível desenvolver novas habilidades ao promover ações de conscientização e sustentabilidade por meio do voluntariado corporativo. Algumas habilidades comuns de serem notadas são: liderança, organização, gestão, relacionamento e outras.
Como aplicar o Environmental ou Meio Ambiente do ESG?
Projetos ambientais podem existir de diversas formas. Desde ações práticas, até hábitos do dia a dia, sempre dá para encontrar formas de ajudar o meio ambiente. Você pode:
Trocar os materiais da empresa por versões ecológicas, como papeis e copos sustentáveis;
Colocar latas de coleta seletiva para que sejam destinadas apropriadamente;
Promover ações com a equipe para plantar árvores ou limpar locais públicos, como praias e praças.
As possibilidades são infinitas! Lembrando que manter ações regulares para o meio ambiente permite que o seu negócio não seja acusado de greenwashing e fortaleça a identidade da marca.
Não é necessário grandes investimentos para começar. A empresa pode iniciar pela troca dos materiais e, gradativamente, gerir um programa de voluntariado empresarial, por exemplo. Além disso, é possível aproveitar os incentivos fiscais para catalisar as suas ações. O Meio Ambiente do ESG pode ser tão fácil e simples como qualquer outra iniciativa. Basta entendê-lo e aplicá-lo à realidade da sua organização, tendo em vista tamanho, equipe e investimento.
Cuidar do meio ambiente também é permitir que a sua marca tenha um mundo no qual existir. Todos precisam de recursos naturais para manter a escala de produção, mas sem meio ambiente, não há de onde tirar a matéria-prima. Por isso, cuidar da sua casa, é cuidar do que você ama fazer também.
Caso queira saber como implementar o ESG na sua empresa, leia o nosso artigo: Como aplicar ESG nas empresas?
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