top of page
  • Foto do escritorMatheus Rabelo

Gestão de projetos sociais: como a consultoria social atua no segmento

Consultorias especializadas e focadas em planejar ações sociais são capazes de criar projetos personalizados e práticos, observando as metas e mensurando ao final. Dessa forma, as empresas não precisam desenvolver um setor de voluntariado sozinhas, pois podem contar com a contratação deste serviço.


a gestão de pessoas no voluntariado, como trabalhar com voluntários em gestão de projetos, o que é gestão de voluntários, a gestão de pessoas no voluntariado, o que é gestão de projetos sociais, a importância da gestão de projetos sociais, como surgiu a gestão de projetos sociais, planejamento e gestão de programas e projetos sociais, ações sociais, gestão de projetos sociais em organizações do terceiro setor, voluntariado corporativo, voluntariado empresarial

Todo projeto precisa de organização para funcionar. Independentemente da sua área, a gestão de projetos é essencial para obter sucesso naquilo que você quer ou precisa. E no voluntariado corporativo a realidade é a mesma.


Voluntariado empresarial é toda ação social que uma empresa realiza em prol da sociedade, seja por meio de doação, eventos gratuitos voltados à comunidade ou incentivos a causas sociais. Ele oferece diversos benefícios, desde a melhora no clima organizacional até o impacto positivo em quem é beneficiado.


É importante realçar também que as empresas envolvidas em causas sociais se destacam positivamente no mercado, uma vez que o comportamento dos consumidores está mudando e uma compra não é mais apenas uma compra. Hoje, quando um consumidor adquire algo ou algum serviço ele quer fazer parte de algo maior, contribuir para uma causa.


Entretanto, para alcançar um bom desempenho e usufruir dessas vantagens é imprescindível que as ações sociais sejam organizadas de forma coerente e engajada. Pela falta de especialização, muitas organizações optam por contratar empresas que atuam na área do voluntariado corporativo, como a Benjamin Consultoria.


Portanto, se está na dúvida se precisa de uma empresa para cuidar desse setor no seu negócio, continue lendo!


Sinais que seu projeto precisa de uma consultoria


Todo esse processo entre perceber o problema e tomar uma atitude envolve várias particularidades do negócio. Então, quando saber o momento certo de contatar uma consultoria?


Felizmente, existem alguns “sintomas” que podemos elencar que ajudam a diagnosticar se você precisa de uma consultoria para “bombar” o voluntariado corporativo:

  • Baixa adesão de voluntários: seu programa tem tudo para começar e crescer, mas falta o principal, os colaboradores voluntários.

  • Equipe de voluntários pouco engajada: você pode até ter um número considerável de pessoas na sua equipe de voluntários, mas sempre que sugere uma ação ela tem baixa adesão.

  • Não sabe quais ações promover: uma consultoria ajuda você a idealizar as possíveis ações voluntárias que o seu grupo de colaboradores pode fazer. Ajuda a estabelecer um planejamento periódico, com ações que, além de serem atrativas, irão impactar positivamente a comunidade.

  • Muitos problemas durante as ações: é normal algumas adversidades acontecerem, mas quando é frequente torna-se um fator preocupante. Esses obstáculos podem ser por diversos motivos, como falta de planejamento, voluntários faltosos, dificuldade em direcionar as pessoas, falta de contato com parceiros, entre outros.

  • Não registra e nem mensura: a pós-ação é tão importante quanto o antes e durante. Sem registrar o que foi feito, como sua equipe avaliará a efetividade do que realizaram?

Se identificou que algum desses pontos acontece na sua empresa, então é um sinal de que você precisa de uma consultoria para ajudar a saná-los. Até porque, manter o seu programa de voluntariado traz muitas vantagens para o seu negócio e para as causas sociais.


Como gestão e projetos sociais se unem?


Se pensarmos em projetos sociais como os projetos rotineiros das empresas, torna-se mais fácil perceber a associação. Assim como os planos de negócio, pensar em ações exige que tenhamos tópicos alinhados, como metas, KPIs, metodologias de execução, estudo de viabilidade, levantamento de dados do público, estudo de perfis entre outras ferramentas de gestão.


Sem falar que, para fazer ações sociais, precisamos entrar em contato com diversas personas: a empresa, os beneficiados, a equipe de voluntários, fornecedores e outras pontas de contato que podem surgir no decorrer do tempo.


Além disso, ainda tem o processo de divulgação e captação de novos colaboradores para o programa de voluntariado, especialmente se a rotatividade da sua equipe é alta. A empresa que faz a consultoria em gestão social realizará uma organização estratégica para conquistar mais voluntários para a causa. Para isso, ela analisará dados como:

  • Entendimento do perfil do público voluntário: para se comunicar com quem você quer atrair para a sua equipe, é importante compreendê-los para falar “na língua” certa.

  • Quais canais e recursos utilizar: uma parte de divulgar bem, é estar aonde o seu público está. E é sempre importante refletir sobre quais recursos online e offline são boas ideias para ser visto por ele.

  • Plano de ações: não adianta muito ter todas essas informações se não sabe quando e onde utilizá-las. Desenvolver um cronograma de comunicação e integração de canais é essencial para uma otimização de resultados.

Com isso, você pode entender o quão minucioso fazer o bem precisa ser. Sendo assim, a gestão de projetos vem para nos oferecer ferramentas que atendam às nossas necessidades e torne as coisas mais fáceis.


Além de tudo, o gerenciamento permite que os impactos positivos cheguem da melhor forma possível aos beneficiados, tornando o processo mais fluído e produtivo.


Como uma consultoria social pode ajudar?


Uma boa equipe de consultoria social é feita de profissionais qualificados com expertises diversas a fim de abranger os diferentes pontos de todo o processo. Um fator importante também é a resiliência em tratar diferentes nichos de atuação com cuidado e empatia, seja na educação, na saúde ou trabalhando com comunidades em situação de vulnerabilidade, por exemplo.


Ah, não podemos esquecer sobre a mensuração. Depois de toda a movimentação, é importante reunir os dados colhidos durante o processo. Alguns são essenciais de ter, como a quantidade de beneficiados, recursos financeiros investidos e as análises qualitativas de impacto. Porém, entendemos que cada ação é única e pode exigir outras abordagens de avaliação.


Onde a consultoria social entra, então? Bem, com esses dados em mãos, a consultoria te auxiliará a interpretá-los e decifrar o que deu certo e o que não foi muito bom. E o mais importante: utilizará as informações obtidas para continuar progredindo, evitando erros.


Para além disso, ela pode te ajudar a criar com clareza projetos de ações, contemplando os pontos levantados nesse artigo e tendo em vista os recursos da sua empresa. Até porque pensar de forma personalizada é essencial.


A Benjamin Consultoria passa o bem adiante em todas as etapas


benjamin consultoria, voluntariado, voluntarios, voluntarias, voluntariado empresarial, consultoria social

O mais importante em uma consultoria que busca auxiliar outras empresas a fazerem o bem, é ter realmente a vontade de fazer isso. Sem ela, os planos não passam da superfície dos seus significados. Aqui na Benjamin, as camadas são tão importantes quanto o que é mostrado na vitrine.


Atuamos em diferentes nichos, passando por uma gama de experiências e oportunidades que fomentaram (e ainda fomenta!) a criatividade, a excelência nas entregas e a capacitação da nossa equipe. Conheça nosso portfólio:


Ações de empreendedorismo


O empreendedorismo é um conceito muito vasto, que alcança perspectivas de negócios diferentes. Aqui, trabalhamos em vertentes específicas:

  • Empreendedorismo Social: realizamos aceleração de Organizações Não Governamentais (ONGs), ações de impacto e transformamos as entidades que transformam outras realidades!

  • Empreendedorismo Feminino: estimulamos a autonomia de empreendedoras por meio de capacitações e cursos voltados a esse público.

  • Empreendedorismo Jovem: oferecemos mentoria e capacitação a jovens recém-formados do Ensino Médio que querem empreender.

Entendemos que há muito a se fazer e formas singulares de atuar, por isso buscamos sempre personalizar as ações à realidade de cada negócio.


Ações de gestão


Uma gestão eficaz busca compreender pontos específicos, como público e realidade empresarial, sempre com olhar analítico para identificar oportunidades.


A Benjamin Consultoria busca:

  • Desenvolver estratégias condizentes com a organização cliente;

  • Identificar lideranças sociais e capacitá-las para se tornarem bons guias;

  • Construir Política de Voluntariado, oferecendo, também, assessoria jurídica;

  • Fortalecer a governança ambiental, social e corporativa (ESG).

Ainda, fazemos acompanhamento periódico com os resultados apresentados em gráficos, juntamente aos insights colhidos por nós.


Ações de Educação


A educação move o mundo e isso é fato. Então, não poderíamos ignorar essa vertente promissora de atuação. Você pode contar com:

  • Oficinas de desenvolvimento;

  • Oficinas de competências socioemocionais;

  • Desenvolvimento de competências profissionais;

  • Formação de educadores.

A sua empresa, com a nossa assistência, pode impactar a vida de diversas pessoas... E quem sabe, elas não podem ser futuros colaboradores da sua organização?


E tem muito mais!


Além das qualificações citadas, A Benjamin Consultoria possui experiência em desenvolvimento de games para estimular o voluntariado, desenvolvimento de eventos, montagem de materiais educativos e muito mais!


Aqui, enxergamos a criatividade como nosso Norte, pois fazer o bem nos estimula e enxergar fora da caixinha!


E claro, não queremos guardar toda essa bagagem para nós mesmos. Então, que tal a gente bater um papo sobre o voluntariado na sua empresa e ver como podemos ajudar?


Você pode nos chamar no WhatsApp ou mandar um e-mail!

Se gostou do conteúdo, aposto que vai gostar também das nossas redes! Estamos no Instagram e LinkedIn , divulgando conteúdos para te ajudar no dia a dia. Nos siga:





E lembre-se: fazer o bem não precisa ser um bicho de sete cabeças! E a gente pode te mostrar como.




Commentaires


bottom of page