ODS: três letras que mudam o mundo
- psicologacamilanog
- 25 de abr. de 2023
- 4 min de leitura
Uma pesquisa apontou que 49% dos brasileiros já ouviram falar sobre o assunto, mas não sabem dizer ao certo o que são os ODS e o motivo da sua criação. Saia agora dessa estatística.

O ritmo desenfreado da modernização cobrará um alto preço em breve. Os ODS são um apelo universal para ação de todos: governos, instituições, empresas e organizações.
Ficou curioso para saber o que fazem essas 3 letras? A gente te conta!
Como surgiram os ODS?
Antes de ser ODS, a sigla já foi ODM, ou Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Nos anos 2000, os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), definiram 8 objetivos ou ODM com metas específicas para o período entre 2000 e 2015 visando a redução da pobreza mundial, acesso à educação e à água potável. E deu muito certo! Pela primeira vez, foi possível demonstrar que metas funcionam, o que gerou a visão de planejar as ações dos 15 anos seguintes.
Em 2012, na Cup Rio+20 (Cúpula das Nações Unidas no Rio de janeiro), os ODM passaram de 8 para 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esses objetivos foram ampliados com o intuito de evoluir as relações econômicas atendendo às necessidades da geração atual, sem comprometer a existência das gerações futuras. Dessa forma, novas metas foram desenhadas a fim de que todos os países cresçam e cooperem nessa agenda de sustentabilidade até o ano de 2030.
O que são os ODS?
Os ODS são parte de um ambicioso compromisso dos principais líderes mundiais de mudar o mundo em 15 anos.
Para isso, além das pautas que já estavam presentes nos ODM, outros temas foram incorporados à agenda, como consumo sustentável, mudança climática, desigualdade econômica, inovação, diversidade, paz e justiça. Os ODM tinham como principais metas:
Erradicar a pobreza extrema e a fome
Alcançar o ensino primário universal
Promover a igualdade de gênero e empoderar as mulheres
Reduzir a mortalidade infantil
Melhorar a saúde materna
Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças
Garantir a sustentabilidade ambiental
Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento.
Agora, os ODS vão além e englobam os 3 principais aspectos do desenvolvimento sustentável: social, econômico e ambiental. Além disso, o compromisso envolve vários setores da sociedade global, como governos e lideranças políticas, sociedade civil e empresas públicas e privadas, para estabelecer um futuro melhor.
Quais são os ODS?
Falamos muito sobre os objetivos e agora vamos conhecer cada um deles:

Fonte: Organização das Nações Unidas – ONU Brasil
Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura.
Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Cada objetivo compreende uma série de metas, e todos os países que assinaram o documento em 2012 se comprometeram a torná-las viáveis nos próximos anos. São 169 metas no total, que listam tarefas a serem cumpridas pelos governos, a sociedade civil, o setor privado e todos cidadãos na jornada coletiva para um 2030 sustentável.
Porque os ODS são importantes?
Se cumpridas todos os objetivos e metas propostas, teremos um mundo melhor para a geração atual e futuras. Isso está claro!
Mas a importância dos ODS não ficam restritos ao resultado de cada meta. Elas vão além. Eles não apenas indicam onde devemos estar em 2030, mas também descrevem novos mercados e oportunidades para empresas em todo o mundo. É a partir dos objetivos que são criadas novas políticas e programas de desenvolvimento de cada um dos países signatários.
Além disso, servem como parâmetros para que investidores façam melhores escolhas de empresas, organizações e instituições mudando assim as relações financeiras. Dessa forma, juntamente ao lucro, a sustentabilidade se coloca com igual importância.
Outro ponto importante nesse processo é o avanço tecnológico que deve acompanhar as estratégias para alcançar as metas. Repensar o consumo e as práticas econômicas atuais deve mudar a forma como a tecnologia deve atuar para mitigar os efeitos do CO2 a longo prazo por exemplo.
E eu? Como posso colaborar?
Sua participação no desenvolvimento sustentável é indispensável pois contribui para a melhoria e a conservação do planeta.
Diariamente, você encontra em nossas redes muitas dicas de como fazer parte desse movimento. Hábitos simples podem fazer a diferença.
Não deixe de conferir.
Comentários