A Responsabilidade Social são as práticas benéficas à sociedade e ao meio ambiente que as empresas e pessoas desenvolvem.
A responsabilidade social está cada vez mais presente nas pautas empresariais devido ao posicionamento estratégico que ela oferece aos negócios.
Veja bem: se você pesquisar por qualquer produto, aparecerão várias marcas que o vendem. Então, como se diferenciar nesse mar de concorrentes?
A responsabilidade social é a resposta. O consumidor atual é um indivíduo crítico e conectado. Em outras palavras, ele consome as informações e as utiliza para guiar seu comportamento, inclusive, o de compra.
Logo, os líderes das organizações precisam desenvolver um olhar ético nos processos e compreender o que de fato é a responsabilidade social.
Neste conteúdo, explicarei o que é a responsabilidade social, quais os tipos, como aplicar na sua empresa e outras informações.
Vamos lá!
O que é Responsabilidade Social?
A Responsabilidade Social são as práticas realizadas por pessoas ou empresas que visam beneficiar a sociedade e o meio ambiente.
Para as empresas, a responsabilidade social se tornou um grande diferencial na gestão organizacional devido à sua associação com a agenda ESG.
As ações que promovem a pauta nas empresas envolvem tanto as áreas internas e externas de cada negócio. Por exemplo, no âmbito interno, as empresas podem fomentar o voluntariado corporativo, criar momentos de conscientização e remodelar a cadeia de produção para se tornar mais sustentável. Já no externo, é possível plantar árvores em locais públicos, limpar praias e outros ambientes compartilhados.
A responsabilidade social é o compromisso com a gestão mais ética e transparente, promovendo a imagem da empresa positivamente e aumentando a longevidade da marca por meio do impacto social positivo.
Entre as principais características da Responsabilidade Social, podemos destacar:
Alinhamento das ações em todas as pontas de contato;
Gestão transparente;
Integração da comunidade nas ações;
Cultura organizacional estabelecida e de cuidado com os colaboradores.
É essencial que as empresas estabeleçam parâmetros a serem atendidos para não serem acusadas de falsa sustentabilidade ou, comumente chamada, greenwashing.
Quais os objetivos da Responsabilidade Social?
A Responsabilidade Social surgiu como uma busca pelo futuro melhor.
Nesse cenário, as empresas se tornaram grandes influenciadoras na jornada, uma vez que, muitas vezes, possuem mais recursos e pessoas para somar na diferença. Cada pessoa passa mais tempo na empresa do que em casa, geralmente, portanto utilizar o ambiente corporativo para estimular ações positivas traz bons resultados.
E quais são os objetivos que buscamos? Qualidade de vida, prosperidade do meio ambiente e mais bem-estar dos colaboradores são alguns que podemos citar.
Conheça os tipos de Responsabilidade Social
A Responsabilidade Social pode ser adaptada para diferentes cenários e contextos. Por isso, ela é dividida em alguns tipos para auxiliar os autores a se organizarem para impactar a sociedade e meio ambiente da melhor maneira.
Responsabilidade Social Empresarial
A responsabilidade empresarial atua mais no campo externo das organizações, como os stakeholders, e o ambiente ao redor da empresa.
Aqui, a organização aplica ações que trazem mais ética e transparência nas relações. É possível elaborar campanhas para inspirar e motivar as pontas de contatos também.
Responsabilidade Social Corporativa
Se a Responsabilidade Social Empresarial trabalha a área externa, a Responsabilidade Social Corporativa atua no interno. O foco das ações são os colaboradores, a família e a comunidade a fim de proporcionar melhor qualidade de vida e bem-estar.
Responsabilidade Social Socioambiental
A Responsabilidade Social Socioambiental diz respeito aos cuidados que a empresa tem com o meio ambiente. Desde a produção dos itens até o descarte, é essencial que os impactos sejam minimizados na natureza.
Além disso, promover ações que beneficiem a natureza também são bem-vindas, podendo proporcionar os certificados de sustentabilidade para a empresa.
Para saber mais sobre as certificações, leia o nosso conteúdo: Certificação Sustentável: mostre que a sua empresa se importa.
Responsabilidade Social Individual
A Responsabilidade Social Individual corresponde às ações éticas, sociais e sustentáveis que cada pessoa faz individualmente. Na transformação mundial, todos importam, seja empresas ou sujeitos.
Qual a importância da Responsabilidade Social para as empresas?
A principal importância da Responsabilidade Social é a influência. Tanto no mercado, quanto para os colaboradores, as empresas com boas práticas sociais e ambientais impactam positivamente o seu meio.
No ambiente interno, os colaboradores se sentem mais engajados e estreitam o vínculo com a organização. Esses fatores são essenciais para maior produtividade, atração e retenção de colaboradores.
No ambiente externo, a sociedade enxerga melhor a empresa e entende a importância de ela existir. Consequentemente, a tendência é que as pessoas passem a consumir mais produtos e serviços de uma marca socialmente responsável.
Como falei no início do conteúdo, os compradores atuais são indivíduos críticos que precisam sentir que estão fazendo boas escolhas. Logo, ao encontrarem um negócio que possui preocupações sociais e ambientais genuínas, se sentem mais tranquilas para comprar os produtos.
Por fim, a Responsabilidade Social, dentro da ESG, tem uma importância relevante para a própria empresa. Com processos éticos e transparentes, torna-se mais fácil fazer uma gestão comprometida com os dados e impacto social.
Como aplicar a Responsabilidade Social nas empresas?
Colocar em prática a Responsabilidade Social é possível, independentemente do tamanho e nicho da empresa. Todo mundo pode contribuir! Abaixo, te explico como iniciar.
Faça um diagnóstico
Pesquise e registre os principais gargalos da empresa. Você pode pensar, por exemplo, em como a empresa responderia a alguma crise. A partir disso, você entende melhor onde necessita trabalhar.
É interessante também averiguar os valores e missão da empresa. Como as ações podem beneficiá-la a atingir essa missão? Ou exercer o valor de maneira mais efetiva?
Avalie questões como sustentabilidade, diversidade, saúde dos colaboradores e outros pontos importantes que necessitam de um olhar atento.
Crie um plano de ação
Com os problemas listados e compreendidos, elabore planos de ação para saná-los. Por exemplo, se a sua empresa não tem um descarte adequado de lixo, é possível pensar em formas mais efetivas de coleta seletiva para alguma empresa de reciclagem.
Estabeleça pontos de análise também, os Keyword Perfomance Indicators (KPIs). Com esses indicadores definidos você saberá o sucesso de uma iniciativa.
E não se esqueça: crie bons argumentos para defender a sua ideia. É essencial que a liderança incentive as ações para melhor adesão e engajamento de todos.
Comunique bem
A comunicação une todos. Por isso, fale o que está sendo feito e divulgue os resultados da ação. Dessa forma, é possível conscientizar também sobre as possibilidades de mudança de cada um.
É essencial conversar com as lideranças para entender também o cenário organizacional, as percepções dos colaboradores e quais os desafios necessitam ser superados.
Além disso, a comunicação auxilia na transparência de tudo. Assim, a confiança também aumenta e o seu trabalho se valoriza cada vez mais.
Registre tudo!
Deixe tudo o que você fez registrado. Pegue as análises e resultados e reúna para que você saiba o que melhorar na próxima estratégia e saber o que manter de bom também.
O que é a Política de Responsabilidade Social?
A Política de Responsabilidade Social é o documento em que constam as ações que a empresa executa para atingir o ideal do socialmente responsável.
Isso permite mais organização e transparência do que a empresa faz. Dessa forma, facilita-se mostrar ao público interno e externo o que é feito. E mais importante: a Política de Responsabilidade Social oferece um guia sobre o que será feito.
6 exemplos de Responsabilidade Social
Para melhorar o entendimento, separamos alguns exemplos de responsabilidade social. Veja:
Programa de Voluntariado Corporativo
Instigue os funcionários a serem voluntários em OSCs, escolas e projetos comunitários. Isso promove a integração e senso de colaboração na empresa.
Iniciativas de Sustentabilidade
Reduza o impacto ambiental da empresa ao adotar a reciclagem, energia renovável e diminuição de uso de papel e plástico.
Parcerias com OSCs
As parcerias com o Terceiro Setor podem auxiliar as empresas que querem ter um impacto positivo, mas ainda não sabem como. As Organizações da Sociedade Civil (OSCs), as antigas ONGs, muitas vezes possuem um projeto bem estruturado que necessita de investimento e ajuda operacional.
Promoção da Diversidade e Inclusão
Avalie a equidade na organização e crie oportunidades de pessoas diversas ingressarem e assumirem posições de liderança. É importante que haja oportunidade para todos, independentemente da raça, orientação sexual ou gênero.
Apoio à Saúde e Bem-Estar
Desenvolva programa de saúde mental e físico para os colaboradores. Além das campanhas de conscientização, estabeleça incentivos à vacinação, check-ups periódicos e estímulos a uma vida mais saudável.
Educação Financeira para Comunidades
Auxilie comunidades a se organizarem financeiramente por meio de workshops e orientações com mentores.
A Responsabilidade Social é para todos!
Como vimos no decorrer do conteúdo, a Responsabilidade Social existe para garantir um futuro melhor a todos. Seja pessoa física ou jurídica, todos temos com o que contribuir nessa jornada.
E já sabe: se precisar de ajuda para começar, conte com a Benjamin Consultoria. Somos especializados em ajudar empresas a ajudarem quem precisa por meio da consultoria em voluntariado corporativo.
Entre em contato para conhecer a melhor solução para a sua empresa.
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