top of page
  • Foto do escritorMatheus Rabelo

ESG: como a sua empresa pode aplicar?

Focar em ESG é uma das formas que as empresas encontraram de se manterem na mente dos consumidores e, ao mesmo tempo, ajudar o meio ambiente. Fazer esse processo de forma estratégica é essencial.

esg, meio ambiente, reciclagem, sustentabilidade, ecologia

A agenda ambiental é pauta em diferentes contextos da sociedade: na política, na educação, na ciência e, também, no mercado. Nesse último, algumas iniciativas foram criadas diretamente para ele, visando unir consumo e meio ambiente.


A partir disso, surgiu o ESG: Environmental, Social and Governance. Ou, em português, Meio Ambiente, Social e Governança, respectivamente. Você pode saber mais sobre o termo no nosso conteúdo, intitulado “ESG: uma sigla pequena para o tamanho do seu impacto”.


É importante compreender que impactamos o meio ambiente em tudo o que fazemos, seja direta ou indiretamente. Na perspectiva empresarial, essa questão é ainda mais acentuada. Abaixo, explicamos como a sua empresa pode utilizar o potencial para fazer algo do bem!


O que é ESG?

O ESG se baseia em três pilares principais:


  • Meio Ambiente: esse pilar busca tratar questões ambientais, diminuindo a poluição, conscientizando a humanidade e promovendo preservação da fauna e flora.

  • Social: aqui, trata-se sobre questões envolvendo pessoas, seja dentro ou fora da empresa. Pensar em formas de manter os colaboradores da sua organização saudáveis, por exemplo, é uma maneira de exercitar o social. Ações voltadas à comunidade são inclusas nesse tópico também.

  • Governança: nessa parte, a Governança Corporativa organiza os princípios e processos da gestão de uma empresa, para assegurar que eles obedeçam às leis e normas, com foco no bom desempenho.


ESG para a marca

As vantagens do ESG são inúmeras: melhoria do meio ambiente, integração dos colaboradores, senso de propósito e avanço da pauta global. Porém, as próprias empresas que engajam na causa também são beneficiadas:

  • Impacto mercadológico: as pessoas buscam por empresas que se preocupam com causas ambientais. Dessa forma, o seu negócio pode se destacar no mar de concorrentes, uma vez que avança no relacionamento com o consumidor.

  • Longevidade da marca: marca que se preocupa, é marca lembrada. As ações impactam vidas e cenários diferentes. Os impactos tendem a ser aproveitados a curto, médio ou longo prazo, fazendo com que a empresa lembrada por proporcionar esse benefício.

  • Oportunidade de branding: alinhar uma causa ao que a sua empresa faz é a chave de ouro para o seu branding. Existem formas de expressar o seu negócio de forma menos direta e mais orgânica. O ESG auxilia nisso!

  • Retenção de talentos: quando os colaboradores se identificam com a empresa, eles tendem a permanecer nela. Além disso, pensar no ESG e fazer ações a partir dele, permite que haja integração das pessoas e incentivo ao desenvolvimento de novas habilidades.

As vantagens para quem faz ESG são inúmeras! Diferentes perspectivas e aproveitamento são feitas dependendo do seu nicho e do core empresarial. Basta pensar de forma estratégica. Vamos te mostrar como no próximo tópico.


Como as empresas podem impactar por meio do ESG


esg, meio ambiente, reciclagem, sustentabilidade, ecologia, gestão de projetos sociais, gestão de projetos ambientais, ações do bem, voluntariado corporativo, voluntariado emepresarial

Realizar ações sociais é algo que exige estratégia e gestão. Por isso, o primeiro passo é entender qual tipo de ação a sua empresa pode adotar, levando em consideração tamanho do negócio e do projeto, quantidade de colaboradores engajados e área de atuação.


Além disso, pensar em formas de atrair os funcionários para participarem também exige um processo de pesquisa de perfil. Dessa forma, é possível pensar em formas mais assertivas de comunicação e conversão para se tornarem voluntários.


Se a sua empresa não tiver um setor responsável por isso ou não tiver muitas pessoas, ela ainda pode fazer parte do ESG! Existem Organizações da Sociedade Civil (OSC) que sobrevivem de doações e/ou patrocínio. Você pode realizar ações pontuais de arrecadação de dinheiro ou outros itens, ou financiar regularmente as atividades delas.


Ah, e existem empresas que funcionam como ponte entre o seu negócio e os beneficiados. A Benjamin Consultoria é uma delas! Nós somos especialistas em fomentação de voluntariado corporativo, realizando todo o processo do início ao fim. E, claro, preservando os seus interesses também!


Se interessou? Chama a gente no WhatsApp ou no chat ao lado!

bottom of page