top of page
  • Foto do escritorMatheus Rabelo

Como a Benjamin Consultoria desenvolveu do zero um Programa de Voluntariado Corporativo

Atualizado: 24 de nov. de 2023

O Gaditas é o produto da parceria entre a Benjamin Consultoria e a Gade Solution. A Benjamin desenvolveu o Programa de Voluntariado da empresa cliente para estruturar o braço social da marca.



Programa de Voluntariado Corporativo desenvolvido pela Benjamin Consultoria para a empresa Gade Solution

Quando falamos de voluntariado corporativo, sempre buscamos entender as características únicas de cada empresa, como porte, quantidade de funcionários e outros detalhes. Partir desse processo permite que possamos construir algo que faça sentido para a empresa e para as pessoas que fazem parte dela também.

Foi assim que o Programa de Voluntariado Gaditas, da Gade Solution, nasceu. A empresa sempre realizou ações sociais, mas não possuía uma área estruturada de voluntariado. Portanto, com o crescimento do negócio, o desejo de construí-la se tornou ainda mais latente.


Porém, eles não entendiam por onde começar, uma vez que é uma empresa que atua na área de Mercado e Finanças e não possuíam muita experiência nas pautas de responsabilidade social — eram guiados pelo desejo de fazer o bem.


Então, a Benjamin Consultoria entrou em ação.


A Benjamin Consultoria acompanhou de perto o nascimento do Gaditas


O nome “Gaditas”, vem de “Gade”. A empresa cliente possui valores cristãos e queriam incluí-los também no braço social que nasceu. Em uma pesquisa, encontramos o termo Gadita, que, basicamente, era o nome dado aos guerreiros da Tribo de Gade. Acreditamos que seria o match ideal para criar a identidade do projeto e proporcionar o pertencimento ao grupo.


Atualmente, o Programa de Voluntariado conta com 7 comitês em 7 cidades diferentes: Belo Horizonte e Uberlândia em Minas Gerais; Fortaleza no Ceará; Recife em Pernambuco; Jundiaí, Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo em São Paulo.


Cada comitê age de forma mais independente, idealizando suas ações, mas sempre acompanhado pelo time da Benjamin. Cada um possui um Embaixador e alguns locais possuem um colíder para atuarem juntos ao Embaixador.


A relação entre o Gaditas e a Benjamin Consultoria é contínua


Queremos que os voluntários se sintam engajados e busquem a permanência nos programas. Para isso, percebemos que acompanhar periodicamente é fator essencial para conversar e entender os acertos, as dificuldades e como podemos contorná-las juntos.


No início do Gaditas, “pegamos nas mãos” dos voluntários e fizemos ações juntos. Esse processo é essencial, pois é um passo novo e buscamos o envolvimento dos sujeitos na construção do propósito pelo qual querem atuar. Apesar disso, entendemos que chega o momento de dar os primeiros passos sozinhos — com a nossa equipe acompanhando.


Também, explicamos o que é o voluntariado corporativo, pois percebemos que muitos colaboradores já realizavam ações sociais na vida pessoal, mas não entendiam como isso se estendia ao meio corporativo.

Com o tempo, o aprendizado foi se inseriu organicamente na rotina da equipe ao ponto de que eles mesmos conseguem identificar ações relevante nas suas regiões e tracem planos para os passos que precisam tomar.



mulher em videoconferência com outras pessoas

É válido lembrar que apresentamos um calendário anual também com algumas datas pontuais para realização de ações, como Páscoa, Dia das Crianças e outros. Gostamos de apresentar esse cardápio de ações para criarmos campanhas consistentes e bem estruturadas.


Além disso, todo mês é feito o acompanhamento mensal e, periodicamente, um bate-papo com todos os Embaixadores. Nesse encontro, buscamos entender como estão os projetos, se a demanda aumentou, se está fluindo bem, como a logística está acontecendo, etc. Dessa forma, conseguimos mapear obstáculos e propor soluções antes de se tornarem algo maior.


A Benjamin Consultoria forma os voluntários para alcançarem muito mais!


Falamos de pessoas quando pensamos em voluntariado corporativo. Então, entendemos que as pessoas possuem necessidades de formações diversas, pois o voluntariado desafia cada um a exercer novas perspectivas e habilidades.


Por isso, realizamos pesquisas para entender as dificuldades e fomentamos formações que atendam a elas. Desde habilidades técnicas até bem-estar, almejamos que o voluntariado corporativo seja um processo que acrescente na vida de quem faz o bem também.

A tangibilização também é pela Benjamin Consultoria.


A tangibilização é passo essencial nos projetos do voluntariado corporativo. Tanto para mostrar os resultados para a empresa, quanto para tornar os impactos dos voluntários visíveis para eles mesmos.


Mulher segurando celular na tela do App do Ben da Benjamin Consultoria

Atualmente, o Gaditas utiliza o App do Ben para realizar a tangibilização. A praticidade do aplicativo permite que as ações sejam registradas na plataforma e todas as informações, arrecadações e mensurações podem ser feitas por lá.


Clique aqui para conversar com a gente sobre o App do Ben!


Benjamin Consultoria e Gaditas: parceria que faz a diferença dos dois lados


Pegar algo do zero e desenvolver ao nível que vemos hoje nos enche de orgulho. Gostamos de dizer que quando se faz o bem, os dois lados são beneficiados. Nesse caso, por mais que atuamos como a ponte entre empresa e sociedade, também saímos beneficiados com gratidão e orgulho.


Você também pode contar com a nossa ajuda! É fácil e rápido: clique no botão abaixo para ser direcionado diretamente ao nosso WhatsApp.



Venha ter uma conversa sem compromisso para explicarmos mais sobre o que a sua empresa pode alcançar no social!

bottom of page