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Natal Solidário: exemplos de ações e como executá-las

Foto do escritor: Matheus RabeloMatheus Rabelo

O Natal Solidário é uma oportunidade de fazer ações sociais em prol de levar a magia natalina para quem precisa


decoração de árvore de natal

O fim do ano é marcado pelo Natal e, especialmente, pelo Natal Solidário. Muitas pessoas e empresas encontram oportunidades de fazer ações sociais no período natalino para que famílias em vulnerabilidade social possam ter um bom feriado. 


As empresas, em específico, são capazes de mobilizar várias pessoas e recursos para impactar positivamente os beneficiados da ação, seja por meio de doação ou voluntários para auxiliar na execução do projeto. Por exemplo, nós da Benjamin, junto ao Instituto Algar, nosso cliente, impactamos mais de 2 mil beneficiários na ação de Natal em 2023. Doamos diversos itens, como alimentos e vestimentas.  


Então, é uma ótima maneira de praticar a Agenda ESG, principalmente o “Social” da sigla. Neste conteúdo, explico o que é o Natal Solidário e dou dicas de ações que a sua empresa pode executar para celebrar a data da melhor forma! 


 

O que é Natal Solidário? 


O Natal Solidário é uma ação social realizada por empresas, organizações ou grupos de voluntários para oferecer um fim de ano mais alegre e acolhedor às pessoas em situação de vulnerabilidade social. 


Com a iniciativa, promovemos mais solidariedade, além de engajar os colaboradores e comunidade a arrecadarem doações e idealizarem atividades recreativas para os grupos que precisam de apoio. 


Assim, integramos diversos pontos de contato: empresas, instituições, comunidade, fornecedores e muito mais. 


Qual a importância do Natal Solidário? 


O Natal Solidário, além de proporcionar alívio material a quem precisa, é uma oportunidade de gerar conexões humanas e fortalecer a empatia.  


No âmbito empresarial, ele contribui para a melhora do clima organizacional e inspira uma cultura de voluntariado. 


Além disso, o espírito natalino representa mais do que uma celebração: ele se torna transformação por meio do amor e cuidado com o próximo. 


Como fazer uma campanha de Natal Solidário?

 

Até aqui você já entendeu o impacto social que o Natal Solidário pode ter, certo? 


Agora, explico como fazer uma campanha de Natal Solidário e, adiante, dou alguns exemplos de ações também.  


É importante entender que um projeto social de Natal é como outro projeto que fazemos na nossa vida pessoal ou profissional. Então, é essencial fazer pesquisa, diagnóstico e elaborar a estratégia. 


Acompanhe as etapas essenciais para executar um bom projeto de Natal Solidário! 


1. Defina o público-alvo e o objetivo 


Antes de iniciar o projeto, é essencial identificar qual comunidade você ajudará. É possível fazer parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) — as antigas “ONGs” — para impactar, com mais assertividade, o público definido. 


Após destacar quem serão os beneficiados, chegou a hora de investigar o perfil: são idosos? Crianças? Famílias grandes? Ao compreender essas informações, fica mais fácil estabelecer o objetivo da ação. 


Em um lar de idosos, por exemplo, o objetivo pode ser a realização de uma ceia conjunta. Já para famílias, a doação de kits de Natal junto a um evento com brinquedos e música pode ser a abordagem ideal. 

 

2. Monte a equipe 


Um projeto passa por várias etapas e precisa de mais pessoas. Então, é importante distribuir responsabilidades para cada voluntário, como: 


  • Comunicação da campanha; 

  • Arrecadação e logística das doações; 

  • Relação com beneficiados e parceiros; 

  • Planejamento de eventos; 

  • E outros! 


Cada ação pode exigir algo específico no meio do caminho, então se mantenha atenta às necessidades do seu time também! Isto os mantêm engajados e orientados sobre o que fazer. 

 

3. Crie um cronograma 


Um bom planejamento tem data de início e fim. Por isso, depois de estruturar a equipe, combine os prazos para cada etapa.  


Por exemplo, coloque datas para o início e fim das arrecadações, assim como o dia que elas serão entregues ao beneficiados, quando será a divulgação dos resultados, etc. 


4. Escolha os canais de divulgação 


A divulgação da ação é essencial para que dê certo! Então, pesquise onde os possíveis voluntários e doadores estão presentes para que a sua comunicação seja mais efetiva. 

Se você vai arrecadar na empresa, divulgue na intranet, e-mail ou outro meio de comunicação interna. Deixe uma caixa em um local onde todos passam no dia a dia para que possam visualizar a ação constantemente. 


Se for incluir a comunidade, faça parcerias com comércios locais para que possa colocar caixas e banners de divulgação nos ambientes físicos!  

 

5. Engaje os voluntários 


Às vezes, no meio do caminho, os voluntários podem não estar mais tão animados quanto no início do projeto. Para evitar que isso aconteça, elabore encontros de alinhamento e proponha competições saudáveis entre as equipes para arrecadar mais itens. 


Se certifique de reconhecê-los também. Seja uma postagem nos canais da empresa ou um reconhecimento da liderança, é interessante fazer os voluntários se sentirem vistos também. 

 

6. Comunique o impacto 

 

O fim da campanha não quer dizer que seja o fim das tarefas.  


Comunicar o que a ação alcançou é uma ótima maneira de manter as pessoas informadas sobre a extensão de suas ações voluntárias. Então, reúna a tangibilização da ação, como quantidade de itens doados, números de pessoas beneficiadas e outras informações. 


Com essa análise pronta, anuncie-a! Isto possibilita que as ações futuras tenham mais engajamento ainda, pois mostra o trabalho realizado. Utilize fotos, depoimentos e outros materiais para reforçar a mensagem. 

 

7. Avalie o que foi feito 


No tópico anterior, eu disse para você reunir a tangibilização da ação, certo? Bem, além de servir para comunicar, ela também serve como indicador para entendermos o que deu certo e o que precisa ser melhorado nas ações futuras. 


Por isso, registre todo o processo, desde a concepção da ideia até a finalização, para que você possa consultar posteriormente e avaliar a ação social. As informações colhidas serão essenciais para destacar os pontos positivos, os de melhoria e oportunidades futuras! 

 

Exemplos de ações para Natal Solidário 

 

Agora, vamos para os exemplos? Separei algumas ideias para você começar o Natal Solidário! 

 

1. Doação de cestas básicas 


O período natalino é uma oportunidade de montar cestas básicas para garantir a ceia das famílias em situação de vulnerabilidade. 


As empresas ou grupos de voluntários podem montar cestas por meio da arrecadação financeira ou de alimentos. 


É possível criar até mesmo um incentivo em que o colaborador contribui com um item da cesta e a empresa complementa com produtos especiais para a ceia, como panetones e refrigerantes. 

 

2. Árvore dos Desejos 


Uma árvore de Natal chama muita atenção. Agora, imagine uma decorada com os pedidos de crianças ou idosos? É uma combinação incrível para instigar os doadores!

 

A ideia da árvore dos desejos é que cada participante adote um cartão que contém o sonho de presente de alguém. Assim, ela poderá fazer o pedido se tornar realidade. 

Para colocar em prática, você pode fazer parceria com uma escola e pedir que ela colete os pedidos das crianças. Depois, faça a entrega em um evento de confraternização. 

 

3. Confraternização em lar de idosos 


Levar a alegria do Natal para um lar de idosos é uma ação transformadora! Por meio da organização de doações e voluntários, é possível fazer uma ceia natalina com música, atividades recreativas e entrega de presentes. 

 

4. Natal Pet Solidário 


Os pets também merecem carinho no Natal! As arrecadações de ração, brinquedos e mantas para OSCs ou abrigos de animais abandonados ajudam a mantê-los saudáveis e com maior qualidade de vida.  


Você pode firmar parceria com pet shops para fornecerem itens ou ajudar na divulgação e coleta de doações.  


Um evento de adoção também é uma oportunidade singular de levar felicidade aos lares de possíveis papais e mamães de pets. Que presentão de Natal seria! 

 

5. Cinema solidário 


O Natal é marcado por reunir a família para passarem tempo juntos, seja na ceia ou ao assistirem filmes também. Então, você pode levar essa experiência para a uma comunidade! 


É uma ótima forma de integrar todos. Leve pipocas, doces e refrigerantes para tornar a sessão ainda mais marcante! 

 

As ações de Natal Solidário inspiram solidariedade e constroem comunidades mais unidas e conscientes, pois cada atitude conta. 

 

O Natal Solidário é sobre levar a magia a todos 


Em tempos de felicidade, como o Natal, é importante que a gente leve esse sentimento a outras pessoas também. 


E você pode contar com quem já tem experiência nesse processo: nós da Benjamin Consultoria somos especialistas em desenvolver ações de impacto social! Possuímos experiências em diversos tipos de ações e eventos, atuando ao lado de empresas e institutos. 


O melhor de tudo é que estamos a um clique de distância! 

 

Chame no WhatsApp ou envie um e-mail para contato@benjaminconsultoria.com.br e, assim, encontrar a ação ideal para a sua empresa. 

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