top of page
  • Equipe de Redação

As 3 principais vantagens do voluntariado empresarial

Atualizado: 10 de nov. de 2022

O voluntariado empresarial é uma ótima forma de impactar positivamente os seus colaboradores por meio de ações sociais. Dessa forma, a equipe se mantém engajada e com senso de realização por fazer algo bom para a sociedade.


voluntariado vantagens, voluntariado empresarial, voluntariado corporativo, voluntariado empresarial conceito, programa de voluntariado, trabalho voluntário, voluntariado online, voluntariado significa

O voluntariado corporativo é a realização de ações sociais pelas empresas. Alguns negócios fomentam a prática convidando os colaboradores para criarem um núcleo responsável por organizar movimentações em prol de uma causa. É um trabalho muito gratificante quando feito com organização e planejamento.


Porém, existem colaboradores que possuem dificuldade em entender o porquê de incentivar um programa voluntário dentro de suas organizações, já que é “só mais trabalho” a ser feito. Por isso, elencamos algumas das várias vantagens em desenvolver um programa de voluntariado na sua empresa.


O potencial do voluntariado empresarial é inestimável

A experiência do voluntário corporativo pode transformar não só um indivíduo, mas toda uma comunidade. Trata-se de desenvolver a empatia, colocar-se no lugar do outro a fim de entender as dores alheias e agir para saná-las. Além disso, é uma forma de encontrar propósito e colaborar para as mudanças que o mundo precisa.


Também, há uma grande oportunidade de exercer o papel de cidadão. Uma parte essencial da condição de cidadão é desempenhar uma função ativa na transformação da sociedade e nada melhor que doar tempo para as causas sociais.


Assim, há diversos benefícios nas práticas, como:


1. Conscientização crítica sobre a vida


O trabalho voluntário proporciona diversas lições importantes na formação de indivíduos, sejam eles crianças, adolescente ou adultos. Ele auxilia:


  • No processo de conscientização política e social;

  • A ter acesso à educação;

  • No desenvolvimento empático que possibilita a identificação das necessidades de uma comunidade e dos problemas que a envolvem;

  • O desenvolvimento de habilidades importantes como altruísmo, senso de realização, compromisso, solidariedade e outras que são fundamentais, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

2. Estímulo ao respeito e à diversidade


O trabalho voluntário promove a inclusão social e a participação com base na compreensão do indivíduo sobre a solidariedade social e a valorização da vida humana. Além disso, em uma sociedade civil diversificada, onde é possível oferecer grandes contribuições, o voluntariado é um elemento chave para a democracia.


É importante enfatizar que o voluntariado significa esforço de quem se dispõem a trabalhar pelo outro. Mas, ao mesmo tempo, também é um caminho em que o esforço é convertido em retribuição. Toda energia utilizada é transformada em aprendizado, contato humano, satisfação, convivência com o que é diferente a si e transformação das percepções dos indivíduos sobre o mundo.


3. Realização pessoal


Os benefícios da ação social não são apenas para quem recebe, mas também para quem pratica o bem. O colaborador corporativo que faz parte do programa de voluntariado também recebe vantagens.


Por exemplo, o índice de humor tende a melhorar, uma vez que sua energia é redirecionada a realizar mudanças um contexto não muito bom. Dessa forma, ao perceber que a ação deu certo e pessoas envolvidas tiveram melhorias significativas, o agente do bem se sente realizado.


E todos esses benefícios acabam sendo levados para dentro da empresa também. Em um cenário marcado por burnout e depressão causadas pelo trabalho, a ação social pode ser um auxílio no tratamento e prevenção dessas situações.


As ações sociais são possíveis para qualquer realidade empresarial

voluntariado vantagens, voluntariado empresarial, voluntariado corporativo, voluntariado empresarial conceito, programa de voluntariado, trabalho voluntário, voluntariado online, voluntariado significa

Não importa o tamanho da sua empresa. Sempre há ações que podem ser feitas, tendo como base o tamanho da sua equipe e a realidade do dia a dia. Além disso, o voluntariado pode ser realizado de diferentes formas, como no ambiente online. O importante é agir.


A Organização das Nações Unidas (ONU) destaca a importância do voluntariado por ser uma atividade que “desempenha um papel essencial no reforço da coesão social e econômica, gerando capital social, promovendo a cidadania ativa, a solidariedade e uma forma de cultura que põe as pessoas em primeiro lugar.”


É um recurso importantíssimo na nossa sociedade por ser um caminho para que cidadãos construam resiliência, desenvolvam o senso de responsabilidade com suas comunidades e fortaleçam ações coletivas já existentes. Trazendo, assim, resultados de pessoas para as pessoas.


Ainda, o voluntariado fortalece o espaço público, o engajamento cívico, proporciona a inclusão social, fortalece a solidariedade e solidifica o pertencimento de quem participa com a comunidade na qual está integrado.


Commentaires


bottom of page