top of page
  • Foto do escritorMatheus Rabelo

Outubro Rosa nas empresas: 8 ações inovadoras para fazer

A campanha de Outubro Rosa pode ser feita por meio de ações que envolvem a comunidade e as mulheres diretamente, proporcionando uma nova experiência na realização dos projetos. 


outubro rosa nas empresas: ideias inovadoras

A campanha de Outubro Rosa nas empresas é um momento simbólico para fomentarmos a prevenção ao câncer de mama na organização. O que vemos, normalmente, são ações internas de conscientização, que envolvem sinais de alerta dos sintomas e incentivo ao exame periódico. 


Proporcionar o autocuidado é uma ótima forma de fortificar os laços entre empresas e colaboradores, uma vez que passamos mais tempo na empresa do que em nossa vida pessoal.  


Além das ações de conscientização e autocuidado, há maneiras inovadoras de promover as campanhas de Outubro Rosa ao mesmo tempo que potencializa o endomarketing da organização. Uma dessas maneiras é o desenvolvimento de ações ou projetos sociais. 

 

O que é o Outubro Rosa? 


O Outubro Rosa é uma campanha anual realizada no mês de outubro para intensificar a conscientização sobre o câncer de ama. Surgiu nos Estados Unidos na década de 90 e, desde então, busca incentivar o diagnóstico precoce do câncer por meio de exames de rotina, como a mamografia, e atenção aos principais sintomas. 


O período é tão popular que diversos monumentos usam a cor rosa na decoração para demonstrar apoio às mulheres com câncer de mama. Organizações públicas e privadas também promovem palestras e ações de mobilização para levar conhecimento às mulheres. 

 

Como surgiu o Outubro Rosa? 

 

No final da década de 70, Susan  Goodman Komen foi diagnosticada com câncer de mama. Após uma batalha intensa contra a doença, Susan faleceu. Nancy Goodman Brinker, irmã de Susan, iniciou a Fundação Susan G. Komen for the Cure, que é dedicado à pesquisa, educação e apoio às pessoas afetadas pelo câncer de mama. 


Após muitos anos de luta, a fundação alcançou maior popularidade nos anos 90, atraindo muitas pessoas para as ações realizadas, como a Corrida da Cura, desfiles para trazer a autoestima das mulheres com câncer de volta e outros projetos. 


No Brasil, a campanha de Outubro Rosa ganhou destaque em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com a cor rosa. Em 2010, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da SIlva (INCA) começou a participar do movimento e, até hoje, promove a pauta por meio de palestras e ações idealizadas. 

 

Qual a importância do Outubro Rosa nas empresas? 

 

Trazer o Outubro Rosa para as empresas representa uma ação simbólica para alinhamento à Agenda ESG. Para você ter uma ideia, entre 2023 e 2025 é estimado 73.610 novos casos de câncer de mama para cada ano do período. Dessa forma, a sua empresa pode fazer a diferença para ajudar essas mulheres, tanto no ambiente interno, quanto no externo da empresa. 


Além do impacto da conscientização, a sua empresa também: 


  • Aumenta o engajamento dos colaboradores: envolver os funcionários em ações transformadores oferece um novo desafio, que trará bons resultados e desenvolvimento de habilidades. Dessa forma, eles se sentem mais conectados para interagir com a empresa nas diferentes pontes de contato.  

  • Desenvolve a responsabilidade social: diferenciar-se no mercado é essencial para a longevidade do negócio e a responsabilidade social possibilita que a marca se sobressaia as demais. 

  • Retém funcionários: colaboradores mais felizes e envolvidos em ações transformadoras tendem a permanecer nas empresas que proporcionam os sentimentos de realização. 

  • Mostra preocupação genuína com as pessoas: ter um cuidado tão especial com as pessoas, ao ponto de desenvolver ações específicas, demonstra na prática o cuidado da organização com as pessoas. 

  • Se posiciona estrategicamente no mercado: desenvolver ações positivas faz a empresa se destacar na mente do consumidor, tornando-a preferida no momento da compra. 

 

As empresas possuem um poder singular de impacto social. Ao envolver mais pessoas de maneira organizada e estruturada, é possível alinhar os objetivos do negócio à transformação social. 

 

Qual a relação entre o Outubro Rosa nas empresas e a Agenda ESG? 


Quando falamos sobre campanhas para Outubro Rosa, falamos sobre as pessoas. Seja os colaboradores ou a comunidade, o impacto atinge justamente àqueles ao nosso redor. E é aí que entra o ESG, mais especificamente o Social em ESG


O Social compreende as ações que as empresas realizam para os colaboradores ou sociedade. Envolve os Direitos Humanos, inclusão, diversidade, segurança e saúde dos colaboradores e envolvimento com a comunidade. 


Por isso, ao fazer ações de Outubro Rosa, sua empresa aprimora a vertente Social da organização. 

 

O que fazer no Outubro Rosa nas empresas? Veja 8 ações para inspirar 

 

As ações de Outubro Rosa nas empresas que estamos acostumados a ver, geralmente são voltados ao público interno, o que é incrível! No entanto, e se pensássemos para além das paredes da organização? 


Por meio de ações sociais, os colaboradores se unirão em prol de uma causa. Além disso, as ações oferecem lembranças significativas, proporcionando mais felicidade e senso de trabalho em equipe. 


Abaixo, te mostro algumas dicas do que você pode fazer! Lembrando que cada ação pode e deve ser adaptada para a realidade da empresa. Leve em consideração o tamanho da organização, quantidade de colaboradores e melhores meios de mobilização. 


Arrecadação de fundos 


A arrecadação de fundos, ou arrecadação de doações, pode ser destinada a alguma instituição que trabalha ativamente na causa do câncer de mama. É uma ótima forma de envolver os colaboradores, pois torna mais livre a maneira como cada um pode participar. 


A empresa pode oferecer a possibilidade de doação direta (colaborador repassa o valor ao gestor do projeto) ou o desconto da doação diretamente da folha de pagamento. 

 

Dia de Atividades Físicas 


A sua empresa pode organizar um dia de corrida ou caminhada para conscientizar o público sobre o câncer de mama. É uma maneira de reunir colaboradores e comunidade local em prol da causa. Antes do momento, reúna todos os participantes e fale sobre a importância da ação. Se possível, traga um profissional da saúde que possa trazer informações relevantes também! 


O Dia de Atividades Físicas incentiva também o cuidado com a saúde de uma maneira mais descontraída, mas ainda relevante. 

 

Campanhas de Conscientização  


As campanhas de conscientização são uma boa forma de unir a empresa e sociedade. A organização pode reunir os funcionários para distribuírem informativos em papel reciclado sobre o câncer de mama na rua. Escolha um local movimentado e aborde as mulheres que passarem para falar sobre o Outubro Rosa. Assim, a conscientização alcança cada vez mais pessoas. 

 

Voluntariado em Instituições de Saúde 


O voluntariado é diverso, então as formas de executá-lo também são. No contexto que este conteúdo aborda, é possível levar workshops e mobilizações para dentro das instituições de saúde. Por exemplo, faça uma pesquisa entre os colaboradores e descubra os talentos que possuem e que possam ser ensinados às mulheres nas instituições de saúde. Assim, é possível organizar oficinas de aprendizado e bem-estar dentro das instituições. 


É uma ótima forma de ajudar as mulheres a passarem um tempo de qualidade! Além disso, aprender novas habilidades estimula a felicidade e ocupa a mente também. 

 

Promoção da autoestima  


Inspirando na Instituição da Susan que falamos acima, sua empresa pode organizar ações que estimulem a autoestima de mulheres que possuem o câncer de mama. Você pode organizar um desfile, sessões de manicure ou ensaio fotográfico que enalteça a beleza das mulheres. Aqui, também, encaixam aulas de automaquiagem e outros aprendizados da estética. 

 

Divulgação online 

 

O meio digital é uma ótima maneira de atingir muitas pessoas de uma maneira mais prática. Assim, você pode utilizar as redes sociais da empresa, por exemplo, para postar informações sobre o Outubro Rosa e incentivar o exame periódico.  

Convide profissionais para fazer lives ou responder caixinhas de perguntas! 

 

Kits de conforto 


E se o time da sua empresa pensar em um kit para proporcionar mais conforto às mulheres? Lenços, hidratantes e itens similares são boas ideias para compor o kit. 

 

Ações de relaxamento 


A saúde mental importa muito durante esse processo. Por isso, uma boa ideia é convidar profissionais da meditação, ioga e outras práticas similares para ministrarem sessões sociais para as mulheres. Os voluntários da empresa podem ajudar na organização e logística do projeto. 

 

O Outubro Rosa nas empresas é uma oportunidade de deixar a sua marca 

 

O Outubro Rosa é uma campanha importante na promoção da saúde da população, estimulando o autocuidado e cuidado com o próximo. Ajudar a mensagem chegar a outros locais e oferecer o suporte a quem passa pelo câncer são formas de deixar um legado do bem no mundo. 


Por isso, pensar em mobilizações internas e externas possibilitam que a sua empresa impacte diferentes cenários e contextos, fortalecendo o ESG e a Responsabilidade Social. 

Comments


bottom of page