A cultura organizacional representa o que a empresa é e se dá pelas pontas de contato e organização interna do negócio. Com isso, o voluntariado corporativo se mostra uma forma efetiva de desenvolver uma cultura positiva e consistente.

A cultura organizacional é um dos alicerces de uma empresa, pois ela determina quais os valores da marca e como ela será vista pelos funcionários. Ela funciona como um manual para alinhar os comportamentos dentro da organização, permitindo maior uniformidade nas ações e escolhas da empresa.
Uma das formas de fomentar uma boa cultura organizacional é com o voluntariado corporativo. O voluntariado une os colaboradores em prol de uma boa causa, estimulando e desenvolvendo habilidades técnicas, sociais e profissionais.
Continue a leitura para saber mais.
O que é voluntariado corporativo?
O voluntariado corporativo é a união de ações e esforços que a empresa desenvolve para estimular os colaboradores a praticarem ações que impactem positivamente o meio ambiente ou a sociedade.
As ações podem ser feitas presencialmente ou online, e atribuem ainda mais responsabilidade social para a empresa. Além disso, é possível realizar mentorias e campanhas de arrecadação como forma de voluntariado. É bem flexível!
Os benefícios do voluntariado corporativo para a cultura organizacional
A cultura organizacional é um alicerce essencial para as empresas prosperarem e engajarem o time, aumentando os níveis de conexão e satisfação com a marca. Neste tópico, veja as principais vantagens do voluntariado para a cultura da sua empresa.
Reforço dos valores organizacionais
As ações sociais são uma ótima maneira de mostrar o que a sua empresa preza como valores. Por exemplo, se a sua marca possui a sustentabilidade como um pilar, ela pode demonstrar isso por meio de ações que valorizem o meio ambiente, como plantio de mudas de árvores, coleta seletiva e outras ações.
Além dessa demonstração do valor, os colaboradores voluntários poderão experenciar essa característica por meio da ação e, assim, tendem a desenvolver os valores da empresa nas vivências pessoais e no cotidiano. Consequentemente, o laço com a empresa se torna mais estreito também.
A relação com a comunidade é outro ponto importante quando observamos as vantagens do voluntariado na cultura organizacional. As ações sociais realizadas são vistas e, algumas vezes, aproveitadas pela própria comunidade, o que reforça a cultura que a empresa promove para a sociedade.
Estruturação da marca empregadora
O conceito de marca empregadora se baseia no quanto a empresa é atraente para novos talentos. Com uma boa imagem, mais candidatos se interessam pela empresa, permitindo que ela escolha com mais critérios quem fará parte do quadro de colaboradores.
E como o voluntariado corporativo entra?
O voluntariado fomenta a imagem da empresa também, pois, ao divulgar as ações realizadas, o negócio mostra que os valores são aplicados na prática também!
Fortalecimento do senso de propósito
O voluntariado corporativo mostra que a empresa existe para algo além do lucro. Quando os colaboradores executam ações, eles percebem que são parte de algo maior e que, no dia a dia, estão transformando realidades para o melhor.
Assim, o senso de propósito se fortifica e proporciona mais gratificação para a vida do colaborador, aumentando a positividade e dedicação nas tarefas rotineiras.
O propósito se torna coletivo também, criando um senso maior de união por causa do estilo de vida desenvolvido pela empresa.
Aumento do engajamento e da motivação
Colaboradores engajados em ações sociais tendem a ser mais comprometidos e organizados com os objetivos corporativos.
Participar das atividades sociais idealizadas pela empresa transmite aos colaboradores a percepção de que o negócio se preocupa com causas relevantes, o que aumenta a autoestima e o senso de realização do trabalho.
Dessa forma, há mais pertencimento e os funcionários tendem a se ver como partes importantes de todo o fluxo.
O voluntariado também aprimora o desenvolvimento profissional e pessoal. Algumas ações pedem que as pessoas possuam ou desenvolvam novas habilidades, como gestão de equipe, liderança, comunicação e outras. Ao ter contato com novos desafios e superá-los, o voluntário se sente mais motivado e confiante para lidar com o trabalho regular na empresa também.
Ainda, as empresas que possuem um programa de voluntariado têm a chance de tornar os colaboradores fãs da marca, que possuem orgulho da marca e promovem o negócio para os outros.
Promoção de um ambiente colaborativo
O trabalho voluntário, geralmente, é feito em grupos. Ou seja, exige mais colaboração entre os funcionários e trabalho em equipe para fazer a ação acontecer assertivamente.
Por ser feito fora do ambiente de trabalho, os colaboradores interagem de maneira mais descontraída e altruísta, o que desenvolve as relações interpessoais, mesmo se forem de departamentos ou hierarquias diferentes, por exemplo.
Isto acontece porque o trabalho em equipe cria mais confiança entre os participantes, o que é levado para dentro da empresa e, assim, permite que os colaboradores confiem mais uns nos outros e consigam trabalhar melhor em time.
Dicas para implementar o voluntariado corporativo
Agora que você sabe a importância do voluntariado para um bom clima organizacional, separei algumas dicas práticas de como você pode começar a estratégia na sua organização,
Reúna as principais informações
Antes de tudo, é essencial que você conheça o estado atual da sua empresa. Identifique:
Perfil dos colaboradores, como idade, gênero e interesses pessoais;
Histórico de ações sociais para verificar o que já foi feito anteriormente e os resultados;
Ações que podem ser desenvolvidas com o voluntariado corporativo.
Com essas informações iniciais, você poderá traçar os próximos passos para implementar o voluntariado corporativo na sua empresa.
Faça os testes iniciais
Antes de “ir com tudo”, experimente realizar ações mais simples, como doações ou mentorias. É uma boa forma de introduzir o voluntariado na empresa de modo que as pessoas possam se inteirar da iniciativa aos poucos, sendo desafiados na medida em que evoluem no voluntariado.
Envolva a liderança
Convide a liderança para fazer parte das iniciativas. O envolvimento dos gestores inspira e estimula os colaboradores a participarem também e entenderem a relevância de fazer parte do movimento social.
É importante que a liderança seja vista frequentemente, seja na abertura das ações ou em eventos promovidos pelo programa de voluntariado. Dessa forma, a imagem dela fica associada ao voluntariado também.
Comunique os resultados
A comunicação é um dos principais pilares das ações. Por isso, não basta apenas comunicar novas ações e convites para participação. É essencial informar os resultados obtidos com cada projeto por meio da tangibilização.
O voluntariado corporativo pode transformar a sua cultura organizacional
O voluntariado corporativo é um esforço estruturado para impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente, que, consequentemente, fortalece a cultura organizacional.
A cultura da empresa é um norte que guia o voluntariado corporativo, oferecendo o desenvolvimento dos colaboradores, assim como força da relação entre eles e a organização. A marca empregadora também é potencializada por essas ações, atraindo ainda mais pessoas que querem fazer parte do time.
Por isso, investir em voluntariado corporativo, é investir na sua cultura organizacional e longevidade.
Comments