O voluntariado corporativo representa o suporte e incentivo que as empresas dão aos colaboradores para realizarem ações sociais.
O voluntariado corporativo, ou voluntariado empresarial, teve um aumento de 50% no número absoluto de voluntários nas organizações, segundo a pesquisa do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE).
O relatório informa que as empresas privadas continuam na liderança dos investimentos no voluntariado corporativo, demonstrando a importância que as organizações dão na promoção de ações sociais.
E não é para menos.
O voluntariado corporativo é uma ferramenta essencial para implementar com mais efetividade a Agenda ESG, pois possibilita que o impacto positivo seja não apenas na sociedade, mas no ambiente interno da organização também.
O que é voluntariado corporativo?
O voluntariado corporativo é o conjunto de ações que as empresas desenvolvem para apoiar e incentivar os colaboradores, seja eles diretos ou terceirizados, a realizarem ações direcionadas à comunidade.
A principal diferença com o voluntariado tradicional é que no voluntariado corporativo há intervenção direta da empresa e vínculo trabalhista entre organização e voluntários.
Além disso, o voluntariado corporativo permite que a empresa exerça a responsabilidade social e alinhe as diretrizes ao ESG.
Benefícios do voluntariado corporativo para a empresa
O voluntariado corporativo representa uma oportunidade de a empresa ser beneficiada também, pois permite que ela atue positivamente na sociedade, no ambiente interno e, consequentemente, no mercado também.
Entre os principais benefícios do voluntariado corporativo, podemos destacar:
Melhoria da imagem corporativa
Já se foi o tempo em que as pessoas compravam o que eram apenas anunciadas a elas. Atualmente, a compra representa um ato simbólico e pessoal de cada indivíduo.
Dessa maneira, o voluntariado corporativo possibilita a marca se posicionar no mercado estrategicamente, uma vez que atribui o sentimento das causas ao próprio negócio.
Logo, os consumidores tendem a lembrar da marca quando forem comprar um determinado produto, pois o negócio oferece mais do que um simples item: ele te dá a oportunidade de apoiar uma causa maior também.
Lembrando que os stakeholders e parceiros estratégicos também valorizam marcas bem-posicionadas e bem-vistas socialmente.
Fortalecimento da cultura organizacional
Alinhar os colaboradores ao propósito da marca pode ser mais fácil com o voluntariado corporativo.
Devido ao trabalho em grupo em prol de uma ação positiva, a empresa estimula o espírito de equipe e cooperação entre os colaboradores.
A escolha estratégica da ação social também auxilia no desenvolvimento da cultura. Um projeto bem arquitetado coloca na prática os valores e as missões que são importantes que todos da empresa compartilhem.
Por exemplo, se a sua empresa enfatiza o compartilhamento de conhecimento na visão e missão organizacional, ela pode desenvolver uma ação em uma escola em que os voluntários possam ensinar algo sobre suas habilidades. Assim, o objetivo de transmitir conhecimento é feito na prática!
Relacionamento com a comunidade
O contato com a sociedade em que a empresa está pode fortalecer o laço com a comunidade.
Uma boa relação abre novas portas para colaborações e parcerias com iniciativas locais.
Alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ESG
Os ODS 2030 faz parte da iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para assegurar os direitos humanos, reduzir a desigualdade e impactos negativos no meio ambiente até 2030.
As ações desenvolvidas pela empresa auxiliam a alcançar essa meta coletiva. Uma sugestão para ter um impacto ainda maior, é estudar sobre os 17 objetivos presentes nos ODS e elencar ações específicas que ajudarão uma ou mais deles.
O ESG é outra sigla que guia empresas a um desenvolvimento econômico sustentável, socialmente respeitável e com uma gestão ética. Baseando-se nas siglas, a sua empresa pode pensar em ações que as contemplem.
Benefícios do voluntariado corporativo para os colaboradores
Os colaboradores são impactos profissional e pessoalmente pelo voluntariado corporativo. Ao realizar ações e engajar em iniciativas, uma gama de benefícios pode ser alcançada.
Desenvolvimento de habilidades
A principal conquista no voluntariado corporativo para os colaboradores é o desenvolvimento de habilidades. Participar de ações exige adaptação e resiliência que levam ao aprimoramento de soft e hard skills.
Por exemplo, em uma empresa de marketing, uma colaboradora participa de uma ação que oferece conhecimentos para empreendedores iniciantes. Ao ensinar sobre marketing aos participantes, a colaboradora pode desenvolver habilidades de ensino, liderança, gestão de tempo e gestão de pessoas. Essas habilidades serão levadas para dentro da empresa, aperfeiçoando ainda mais o trabalho regular do indivíduo.
Maior engajamento e satisfação com o trabalho
Realizar as ações sociais pela empresa promove mais sensação de felicidade e dever cumprido. Quando o colaborador se sente impactado pelo que faz, a tendência é que ele se motive a fazer mais. Consequentemente, ele pode atribuir a satisfação ao local de trabalho.
Até mesmo a saúde mental e o bem-estar são afetados positivamente pelos projetos de voluntariado, reduzindo, inclusive, o estresse.
Fortalecimento de relacionamentos
Trabalhos voluntários muitas vezes são feitos em time para ter mais ajuda e cada um entregar excelência nas partes que compõem o projeto. Além disso, há o contato com a comunidade, permitindo que os participantes conheçam ainda mais pessoas fora dos ambientes que estão acostumados.
Todas essas pontas de contato possibilitam os colaboradores desenvolverem mais relacionamentos, seja externa ou internamente. Ao conhecer novas pessoas, é possível criar vínculos especiais.
Oportunidades de carreira e crescimento profissional
Participar de trabalhos voluntários tende a aumentar a visibilidade do indivíduo dentro da empresa. Dessa forma, novas oportunidades internas podem surgir, uma vez que o desenvolvimento de habilidades torna o colaborador mais capacitado para crescer profissionalmente.
Quais os tipos de voluntariado corporativo?
Sempre dizemos que cada empresa é única, portanto, cada projeto de voluntariado também deve ser. Imagine que a estratégia de uma empresa com cerca de 500 voluntários, por exemplo, fosse aplicada em outro negócio que possui menos de 100 voluntários. Não daria muito certo, né?
Uma empresa maior com mais voluntários possuem necessidades e abordagens diferentes de uma menor. O mesmo acontece com o tempo da prática de voluntariado: uma empresa com o costume de fazer ações sociais não tem a mesma abordagem de quem está começando. E está tudo certo!
Por isso, entender o perfil dos colaboradores da empresa, o tamanho e identidade da organização é essencial para saber qual tipo de voluntariado se encaixa melhor naquele contexto.
Conheça os principais tipos de voluntariado!
Voluntariado de competências
Neste tipo de voluntariado, os voluntários doam seus conhecimentos e habilidades a OSCs ou causas sociais. Por exemplo, contadores podem oferecer consultoria financeira gratuita, profissionais do design podem produzir materiais de comunicação e desenvolvedores de softwares podem construir sites para os projetos.
Programa de Voluntariado Corporativo
Algumas empresas desenvolvem um Programa de Voluntariado Corporativo para realizar ações periodicamente, como campanhas de arrecadação de doações, doação de sangue e outros.
Essa modalidade é ideal para facilitar a entrada de novos voluntários, pois, ao fazer ações regularmente, sempre há algo disponível para mais pessoas participarem e conhecerem.
Voluntariado em grupos
Reunir as pessoas para fazer algo se encaixa na categoria de voluntariado em grupo. Geralmente, os colaboradores se unem para limpar praças ou praias, pintar escolas e até mesmo construir casas para quem precisa. É uma ótima maneira de fortalecer o trabalho em equipe e criar vínculo entre os colaboradores.
Voluntariado virtual
O modelo de trabalho se expandiu nos últimos anos. O home-office ou modelo híbrido se tornaram populares entre algumas empresas.
Seguindo a tendência, o voluntariado online se adaptou ao novo cenário oferecendo uma nova forma de fazer o bem. Os colaboradores podem dar suporte online, como mentoria, aulas virtuais, desenvolvimento de conteúdo e apoio administrativo às OSCs.
Programas de mentoria
Os profissionais mais experientes podem dar mentoria aos profissionais mais novos, às OSCs, aos empreendedores ou a comunidades desfavorecidas. É uma alternativa para ajudar os outros a se desenvolverem profissionalmente.
Voluntariado em parceria com OSCs
Apoiar Organizações da Sociedade Civil (OSCs) é uma maneira eficiente de maximizar o impacto social. Muitas OSCs possuem um bom planejamento de ações, mas falta investidores ou ajuda humana para colocar em ação.
Assim, as empresas podem apoiar esses projetos, garantindo a utilização correta dos recursos investidos.
Como implementar o voluntariado corporativo na empresa?
Um bom voluntariado corporativo é aquele que faz sentido para a marca e esteja alinhado aos valores dela. Organização, gestão e comunicação precisam ser bem executados para a longevidade da iniciativa.
Pensando nisso, preparamos um passo a passo de como implementar o voluntariado corporativo no seu negócio. Vamos lá!
Defina objetivos e benefícios
A primeira parte do desenvolvimento é se perguntar: por que isso é importante para a empresa?
A partir desse questionamento, elenque os objetivos que deseja alcançar, como melhorar a moral dos colaboradores, promover mais integração e desenvolver habilidades.
Já para os benefícios, verifique como a empresa se beneficiará com o projeto. Fortalecimento da marca e fomentação da cultura organizacional são alguns exemplos de vantagens.
2. Obtenha apoio da liderança
Ter o apoio dos líderes é essencial para o sucesso da iniciativa. Seja para investimento ou ênfase na importância da ação, é importante que os líderes atribuam o caráter relevante ao projeto também.
Para fazer a defesa, organize as vantagens do voluntariado corporativo e as comunique à diretoria.
3. Realize uma pesquisa
Fazer um diagnóstico é necessário para entender o perfil e disponibilidade dos voluntários em potencial. Assim, as causas escolhidas para trabalhar farão mais sentido para os colaboradores.
4. Desenvolva um plano de ação
Com base nos dados colhidos, elabore um plano de ação que contemple os detalhes do projeto e, principalmente, em como ele une os interesses da empresa e dos colaboradores.
5. Comunique o programa
Comunicar o projeto é um passo que deve ser muito bem-feito. Identifique os meios que os colaboradores mais se informam internamente e divulgue o projeto de maneira periódica e consistente. Lembre-se de sempre deixar o meio que a pessoa pode se candidatar ou saber mais informações.
6. Monitore, avalie e melhore o programa
Certifique-se de que os voluntários são ouvidos. Realize pesquisas de satisfação, opinião e feedback. Além disso, tangibilize as ações de modo que os líderes vejam os resultados do projeto.
Depois de ter coletado todas as informações, identifique o que deu certo, o que precisa de melhorias e adapte. Adaptação é um dos segredos para manter um programa de voluntariado vivo e saudável.
A gestão de projetos de voluntariado corporativo
Gerenciar um projeto de voluntariado corporativo requer organização e comprometimento, assim como qualquer outro projeto. Alinhar com a liderança e ter um projeto sólido é essencial para a longevidade da iniciativa.
Pensando nisso, existem consultorias que auxiliam as empresas a desenvolverem os seus projetos sociais.
Para saber mais sobre o tema, leia o nosso artigo Gestão de projetos sociais: como a consultoria social atua no segmento
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