top of page
  • Foto do escritorMatheus Rabelo

10 ações para a sua empresa realizar na Semana do Meio Ambiente

Realizar ações para o meio ambiente pode ser fácil. Veja algumas ideias sobre o que fazer.

semana do meio ambiente, dicas, ações ambientais, esg, voluntariado corporativo, voluntariado empresarial, voluntario, voluntariado, agenda 2030

Desde 1981, a Semana do Meio Ambiente acontece na primeira semana de junho e, em 2023, acontece do dia 5 a 9 de junho. A semana surgiu a partir do Decreto nº 86.028 e foi escolhida por causa do Dia Mundial do Meio Ambiente em 5 de junho.


Todo ano, as nações se reúnem para tratar sobre as questões ambientais para discutir políticas públicas e ações para serem tomadas.


Devido a outros estímulos, como a Agenda 2030, as empresas também desenvolvem iniciativas para participarem ativamente da data. Se a sua empresa ainda não sabe o que fazer para prestigiar a importância do período, continue lendo esse conteúdo.


Por que realizar ações na Semana do Meio Ambiente?

O perfil dos consumidores mudou. Hoje em dia, é necessário que um negócio seja mais do que o produto ou serviço que vende. É importante que a marca seja uma construção consistente de valores, ética e moral, com missões humanas e de impacto.


Ao planejar ações ambientais, a sua empresa:


  • Impacta positivamente o meio ambiente;

  • É lembrada de forma positiva pelos consumidores;

  • Torna-se fácil de se identificar;

  • Possui maior longevidade de mercado;

  • Cria um ambiente próspero para os funcionários e retém talentos;

  • Se destaca da concorrência.

Cada setor de atuação permite que diferentes vantagens sejam recebidas. Porém, é fato: ações de bem social permitem um ambiente saudável e também trazem vantagens competitivas. Além disso, parte dos impostos que seu negócio paga pode ser revertido para os projetos. Leia o nosso conteúdo sobre incentivos fiscais.


Ideias de ações para realizar


Ações de meio ambiente podem ser de diversas formas. Desde arrecadações até iniciativas estruturadas de um programa de voluntariado empresarial, há espaço para todo mundo. Veja a lista que preparamos:

App de caminhada para o meio ambiente

A tecnologia pode ser uma ótima aliada e o KM Solidário é um bom exemplo. Ao entrar no aplicativo, você escolhe uma instituição que queira ajudar (lá, tem instituições voltadas ao meio ambiente) e contabiliza quantos KM você andou ou correu.

A quantidade será revertida para ajudar a causa escolhida. Um máximo, não? Você pode reunir os seus colaboradores para uma caminhada e promover integração!

Troque pelo sustentável

Ações que entram na nossa rotina é tudo de bom, né? Pensando nisso, você pode realizar a troca dos papeis sulfite, pelo papeis reciclados. Além disso, os copos de plástico descartáveis podem dar espaço para os ecológicos!

Uma boa ideia também é disponibilizar latas de lixo para coleta seletiva! Você pode firmar parceria com alguma instituição que recolhe para que ela passe de tempos em tempos para pegar o que sua empresa juntou.

Adote uma área verde

Já pensou em ter uma praça ou outro espaço verde com o nome da sua empresa na placa? Isso é possível! Basta procurar informações na prefeitura da sua cidade para saber como funciona.

Você pode organizar com a sua equipe para juntos irem na área prestar cuidados e, quem sabe, fazer um piquenique comemorativo?

Hora do plantio

Reserve um momento para que o seu time plante árvores! Se tiver um espaço na empresa que consiga fazer isso, melhor ainda, pois eles poderão ver o crescimento do que plantaram todos os dias.

Porém, se não tive um ambiente propício, vocês podem plantar em outras partes da cidade também! É uma ação simbólica que continuará lá por muito tempo.

Limpeza de áreas

Você e seus colaboradores podem escolher alguma zona da cidade que precise de uma limpeza. Seja praias, praças ou outros locais que possam ter acúmulo de lixo!

Oficinas de customização

Há itens que nos ajudam a ser mais responsáveis ambientalmente. Por exemplo, ao utilizar as ecobags, não precisamos das sacolas plásticas. Quando usamos garrafinhas, não precisamos de copos descartáveis.

Pensando nisso, que tal promover um momento de customização desses itens? Junte a sua equipe e estimule a criatividade deles para personalizarem seus itens!

Doações para instituições de proteção ambiental

A arrecadação de itens ou dinheiro é uma boa também! Defina um prazo em que a empresa aceitará as doações e repasse o que foi obtido para alguma instituição que atue no setor ambiental.

Faça parte de um projeto

Muitas vezes queremos ajudar, mas não sabemos como. Por isso, pesquisar por projetos que realizam ações pode ser uma boa iniciativa porque eles já sabem o que fazer e como fazer, portanto a sua equipe pode atuar como braços extras.

É uma ótima forma de começar a fazer ações do bem para quem não tem costume ainda!

Conscientize a empresa

Conhecimento é poder. Partindo disso, promover ações de conscientização ambiental permite que a sua equipe entenda a importância de cuidar do meio ambiente e, assim, se torne agente da mudança.

Você pode buscar palestrantes ou até mesmo workshops que permitem a troca de conteúdo!

Construa um Programa de Voluntariado

Um Programa de Voluntariado Corporativo permite que os seus colaboradores estejam engajados em ações periódicas. Além disso, permite que conhecimentos sejam trocados e novos projetos do bem nasçam!

Começar é mais que essencial

A pauta ambiental vai estar presente constantemente nos próximos anos e é importante que o governo, a sociedade e o mercado acompanhem a discussão. O ESG cada vez mais se tornará pilar das organizações.

Por isso, dê o primeiro passo e comece. Permita que o potencial da sua empresa seja desenvolvido.

Comments


bottom of page