top of page
  • Foto do escritorMatheus Rabelo

O E em ESG: significado, vantagens e como contribuir com a causa

Atualizado: 20 de jun. de 2023

O ESG se tornou uma das principais pautas no meio do empreendedorismo devido à capacidade de melhorar o mundo e oferecer benefícios à marca


homem empresarial colocando bloco de meio ambiente, um em cima do outro, enquanto anota

A sustentabilidade é um dos principais pilares do mundo empresarial atualmente. Assuntos como ESG e Agenda 2030 resgatam o meio ambiente em seus discursos como forma de enfatizar o compromisso em tornar o mundo um lugar próspero, habitável e conservado para as próximas gerações.


O ESG é a sigla para Environmental (Meio Ambiente), Social (Social) e Governance (Governança). Os três pilares representam as áreas em que a humanidade necessita trabalhar conjuntamente para tornar o mundo um lugar melhor e sustentável para as próximas gerações.


Portanto, o ESG tem importância não apenas para a sociedade e natureza, mas para as empresas também. Para compreender melhor as possibilidades de cada letra, nesse post explicaremos mais sobre a parte de Environmental, ou seja, Meio Ambiente.


O que é o Environmental em ESG?


O Environmental em ESG corresponde à dimensão ambiental e responsabilidade corporativa. Nesse caso, compreende todas as ações e processos dentro da organização.


Além disso, o E de ESG trata sobre todo o conjunto que faz parte da esfera ambiental: mudanças climáticas, utilização de recursos naturais, eficiência energética, redução de resíduos, poluição, biodiversidade e outros. Sendo assim, as empresas que almejam praticar a vertente do meio ambiente de ESG buscam sanar ou minimizar os impactos que realizam que causam esses problemas.


Outro fator importante nessa parte é a redução do carbono. O ESG busca incentivar as empresas a realizarem seus processos de formas alternativas para não jogarem gases nocivos na atmosfera. Dessa forma, torna-se um momento de refletir as mudanças necessárias para se reinventar.

Quais as vantagens do Environmental do ESG?

Quando pensamos em ações que promovam o meio ambiente, é possível identificar vantagens. Podemos acreditar que implementar modelos sustentáveis de negócio será benéfico apenas para a natureza, mas as empresas também são beneficiadas. Por exemplo:

  • Maior longevidade no mercado;

  • Vantagem competitiva;

  • Consumidores se identificam com marcas sustentáveis;

  • Redução de gastos;

  • Brand fortalecido.

Como pode ver, atribuir valor sustentável ao negócio beneficia na relação com o público e otimiza outras pontas de gestão. Além disso, o ambiente de trabalho torna-se um lugar de desenvolvimento também.

Muitos colaboradores se demitem das empresas, pois não se identificam com a marca ou se sentem estagnados. Porém, ações para o meio ambiente permitem atribuir características à essência da marca e, dessa forma, humanizá-la. Logo, a tendência de reter bons funcionários aumenta, uma vez que o negócio oferece algo a mais para eles se conectarem.


Também, é possível desenvolver novas habilidades ao promover ações de conscientização e sustentabilidade por meio do voluntariado corporativo. Algumas habilidades comuns de serem notadas são: liderança, organização, gestão, relacionamento e outras.

Como aplicar o Environmental do ESG?

Projetos ambientais podem existir de diversas formas. Desde ações práticas, até hábitos do dia a dia, sempre dá para encontrar formas de ajudar o meio ambiente. Você pode:

  • Trocar os materiais da empresa por versões ecológicas, como papeis e copos sustentáveis;

  • Colocar latas de coleta seletiva para que sejam destinadas apropriadamente;

  • Promover ações com a equipe para plantar árvores ou limpar locais.

As possibilidades são infinitas! Lembrando que manter ações regulares para o meio ambiente permite que o seu negócio não seja acusado de greenwashing e fortaleça a identidade da marca.

Não é necessário grandes investimentos para começar. A empresa pode iniciar pela troca dos materiais e, gradativamente, gerir um programa de voluntariado empresarial, por exemplo. Além disso, é possível aproveitar os incentivos fiscais para catalisar as suas ações. O Environmnetal do ESG pode ser tão fácil e simples como qualquer outra iniciativa. Basta entendê-lo e aplicá-lo à realidade da sua organização, tendo em vista tamanho, equipe e investimento.


Cuidar do meio ambiente também é permitir que a sua marca tenha um mundo no qual existir. Todos precisam de recursos naturais para manter a escala de produção, mas sem meio ambiente, não há de onde produzir. Por isso, cuidar da sua casa, é cuidar do que você ama fazer também.

Comments


bottom of page